menu.jpg

04/04/2008 | Versão para Impressão

Exposio itinerante do Muhm integra as comemoraes do Dia Mundial da Sade em Santa Cruz do Sul

O município de Santa Cruz do Sul recebe, a partir das 19h30min desta segunda-feira (07), a exposição "Retratos da Medicina: A história Médica do Rio Grande do Sul ", do Museu de História da Medicina do RS (MUHM), que ficará exposta na Casa das Artes Regina Simonis. A mostra faz parte das comemorações promovidas pelas Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo para o Dia Mundial da Saúde, e a visitação ocorre de 08 a 23 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min e sábados das 9h às 12h.

A exposição Retratos é uma iniciativa do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, que já percorreu 15 cidades gaúchas com fotografias, livros e materiais que contam um pouco sobre a trajetória médica no Estado desde o século XVIII. A mostra se divide em quatro fases: a prática médica (presença dos primeiros médicos em território gaúcho), o ensino médico (relato das primeiras escolas no Brasil e no Rio Grande do Sul), a defesa da profissão e organização sindical e os personagens da história da Medica.

Quem visitar a mostra atual vai encontrar uma mostra dos objetos do acervo do MUHM, como fórceps, instrumentos cirúrgicos, bisturis e afastadores, estojos oftalmológicos, um microscópio e um eletrocardiógrafo.

O acervo completo conta com mais de 2 mil objetos museológicos, aproximadamente 5 mil livros e 10 mil documentos, entre raridades nacionais e estrangeiras e amplo material digitalizado para pesquisa, composto por doações de profissionais e familiares de todo o Estado. 

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul tem sua sede em Porto Alegre, na avenida Independência, 270, bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3029.2900, pelo e-mail museu@simers.org.br ou ainda pelo site www.muhm.org.br

Retratos da Medicina



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player