menu.jpg

Versão para Impressão

Dia do Mdico: Museu da Histria da Medicina inaugurado hoje, dia 18, em Porto Alegre

Sede do MUHM na Beneficência PortuguesaNesta quinta-feira (18), Dia do Médico, será inaugurado o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). A instituição abre suas portas com a exposição Olhares sobre a História da Medicina, no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa. Já está no ar o novo website do museu, que permitirá a estudantes, pesquisadores e interessados em história médica conhecer o acervo online da instituição, inclusive teses, fotos e objetos. A imprensa e os membros da Associação de Amigos do Museu de História da Medicina serão recepcionados a partir das 18h30min, e a abertura oficial será às 20h, no saguão do hospital.

O MUHM é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos). Estes registros revelam um pouco da história da medicina e de seus profissionais no Estado, e atestam os percursos tecnológicos, o aperfeiçoamento das técnicas, os tratamentos das doenças e a inserção dos médicos na sociedade. A maneira como determinadas doenças eram concebidas em determinadas épocas, também faz parte do patrimônio do museu. Por mais imemorial e humana que seja a doença, seus tratamentos são históricos e podem ser contados, oferecendo à comunidade informações que tornam possível ler a sociedade sob um determinado ponto de vista, o médico.


Curiosidades


Quem visitar a exposição vai descobrir que o cuidado com a saúde é mais antigo do que a maioria das pessoas imagina. A diferença era como lidar com as doenças, que poderia ser interpretada como ações de forças do mal, resultando na busca por feiticeiros ou sacerdotes como agentes privilegiados de cura. O avanço do conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia humana e a identificação das causas das doenças conferiram, aos poucos, o status que médico possui até hoje.

A exposição lança alguns olhares sobre estas práticas que compõem a história da medicina, com destaque para alguns momentos específicos, da época em que eram aplicadas ventosas no corpo até a formação do profissional e surgimento dos hospitais, além de abordar a loucura, as doenças imperceptíveis ao olho humano, a cirurgia, o trabalho das parteiras e fármacos.

 

Serviço

O Museu é credenciado junto ao Sistema Estadual de Museus, participa do Cadastro Nacional de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura e é filiado ao Conselho Internacional de Museus. Além da exposição, a equipe administrativa também passará a atender na nova sede. A mudança da equipe técnica e do acervo completo, que continuará na av. Ipiranga, 3501, está prevista para o final de 2007, quando a segunda parte da restauração do espaço estará concluída.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player