menu.jpg

15/04/2013 | Versão para Impressão

Prmio Prof. Rubens Maciel e I Jornada Gacha de Histria da Medicina

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul está apoiando a I Jornada Gaúcha de História da Medicina, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2008 no Hospital São Lucas da PUCRS, e também a primeira edição do Prêmio Professor Rubens Maciel, instituído pela Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM), patrocinado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Também apóiam o prêmio a Faculdade de Medicina e a Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além da Associação de Amigos do MUHM.


Avisos importantes:

A organização do evento alerta para a ÚLTIMA PRORROGAÇÃO dos prazos de envio de resumos (30 de agosto). O aceite acontece até 03 de setembro e o envio dos trabalhos completos deve ocorrer até 17 de setembro.

As inscrições para a I Jornada Gaúcha de História da Medicina precisam ser feitas na PROEX - Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - Sala 201 - fone (51) 3320-3680 ou proex@pucrs.br. Evento de extensão universitária da PUCRS. Vale horas complementares.

No entanto, aqueles que, além de participarem da I Jornada, desejem inscrever trabalhos na sessão de temas livres do evento e assim participar do Prêmio Prof. Rubens Maciel, devem TAMBÉM enviar os resumos e trabalhos para o e-mail rubensmaciel2008@simers.org.br, nas datas descritas no regulamento do prêmio.


Rubens Mário Garcia Maciel
 
Natural de Santana do Livramento nasceu em 1913. Faleceu em 2004, aos 91 anos. Primeiro aluno da turma de Medicina de 1937 da Faculdade de Medicina de porto Alegre teve, entre suas realizações, a organização e direção da Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1948-1957). Especialista em cardiologia, foi Livre Docente de Clínica Médica, de Clínica Médica propedêutica e professor de Medicina Interna. Ocupou a cadeira de número 43 da Academia Sul-Riograndense de Medicina e foi membro titular da Academia Brasileira de Medicina, ocupando a cadeira número 41.





O PRÊMIO PROF. RUBENS MACIEL é instituído pela Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM), patrocinado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e com o apoio da Faculdade de Medicina e Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) e da sua Associação de Amigos (AAMUHM). Trata-se de uma homenagem ao médico e importante Professor de Medicina de várias gerações de médicos gaúchos, o qual se destacou como grande impulsionador de uma medicina ética e baseada em preceitos científicos modernos. 

 

 



Prêmio Professor Rubens Maciel 2008





PRÊMIO


O prêmio é uma promoção do SIMERS e FAMEDPUCRS, somente por eles outorgado, e assim constituído:

1) Diploma de reconhecimento por mérito em nome de todos os autores dos trabalhos indicados como primeiros colocados: a) um para acadêmicos matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação em Medicina do Estado do Rio Grande do Sul; b) um para acadêmicos de graduação ou pós-graduação em História do mesmo Estado.

2) Nesta edição de 2008, a premiação consistirá no pagamento de estadia e passagens aéreas de ida e volta de Porto Alegre ao local de realização do Congresso Brasileiro de História da Medicina, o qual neste ano será realizado, no mês de novembro, em Fortaleza, Ceará. O prêmio será destinado para o primeiro autor do trabalho, em cada uma das categorias acima referidas. As passagens e estadia são instranferíveis, não podem ser convertidas em dinheiro e nem podem ter suas datas alteradas.

3) A certificação será entregue em cerimônia específica, pela ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA (AGHM). O trabalho vencedor será nominado no término da I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA, em atividade promovida por esta Associação.

4) Juntamente com o melhor trabalho, a Comissão Julgadora do Prêmio também poderá outorgar menção honrosa.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO AO PRÊMIO A SER ATRIBUÍDO NA I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA


1) Podem se inscrever estudantes de graduação ou pós-graduação de Medicina e de História.

 2) O trabalho deverá versar sobre qualquer assunto referente à História da Medicina, ter sido concluído nos últimos quatro anos, embora possa ter sido apresentado em evento anterior ou mesmo publicado, porém não deve ter sido premiado anteriormente.

3) O resumo do tema livre deverá ser escrito em português e observar as seguintes normas técnicas: fonte 12, em Times New Roman; espaço 1,5 em 10 linhas. No que tange ao(s) ou autore(s), devem constar as seguintes informações: indicação do nome, título(s); identificação apresentando e-mail, telefone e endereço profissional.

4) O resumo deve ser inscrito na sessão de Temas Livres da I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA, a qual será realizada em 26 e 27 de setembro de 2008 nas dependências do Hospital São Lucas da PUCRS. O(s) autor (es) terá (ão) 15 minutos para apresentação, podendo utilizar datashow (neste caso usar Office 2003). No momento da inscrição, o candidato deve previamente indicar os equipamentos necessários para apresentação.

5) A sessão de Temas Livres da referida Jornada será realizada em 26 de setembro de 2008, nas salas da FAMEDPUCRS, no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS. Os autores dos trabalhos selecionados serão devidamente informados a respeito do horário e local de sua apresentação.

6) O resumo deverá ser encaminhado até o dia 30 de agosto 2008 ao presidente da AGHM, Prof. MD. LUIZ GUSTAVO GUILHERMANO, com a designação “PRÊMIO PROF. RUBENS MACIEL”, através do seguinte endereço eletrônico: rubensmaciel2008@simers.org.br.

7) Uma vez aceito o resumo a comissão organizadora da Jornada irá contactar o autor via correio eletrônico, até dia 03 de setembro de 2008; Nessa oportunidade o autor receberá também os critérios que a comissão julgadora do PRÊMIO PROF. RUBENS MACIEL empregará na avaliação dos trabalhos participantes da sessão de Temas Livres.

8) O texto deverá conter a extensão máxima de 10 páginas, fonte Time New Roman 12, espaço 1,5. É desejável que a estrutura textual apresente: a) título; b) autor; c) introdução; d) desenvolvimento (questão central, problema levantado, hipótese(s), marco teórico e procedimentos metodológicos); e) conclusão ou considerações finais. f) notas de rodapé e referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT.
 
9) O prazo para a entrega do texto completo será, impreterivelmente, até às 18h do dia 17 de setembro.

10) Somente terá a possibilidade de apresentar seu trabalho na Sessão de Temas Livres da I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA o candidato que cumprir os requisitos acima descritos, condição sem a qual não poderá concorre ao PRÊMIO PROF. RUBENS MACIEL.

11) Os trabalhos que não forem premiados receberão certificado de participação na I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA.

12) Na sessão de Temas Livres de cada Jornada, o autor pode inscrever apenas um trabalho, mas pode ser co-autor de outros tantos.

OBSERVAÇÃO - Além da inscrição do tema livre, o candidato deverá estar inscrito como membro efetivo da I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA, a fim de que esteja habilitado a concorrer ao PRÊMIO PROF. RUBENS MACIEL.
    
COMISSÃO JULGADORA

Em cada sala de apresentação, haverá um Médico e um Historiador previamente designados pela Comissão Organizadora da I JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA DA MEDICINA.

1) A Comissão Julgadora poderá assessorar-se de consultores para temas específicos, caso julgue necessário.

2) Serão registrados em Ata específica os principais motivos da escolha ou classificação dos trabalhos, com assinatura dos membros da Comissão Julgadora.

3) A Comissão é soberana quanto às decisões no processo de avaliação.

4) Os casos omissos serão resolvidos por um acordo comum entre Comissão Julgadora, seu Coordenador e o Presidente da AGHM.


I Jornada Gaúcha de História da Medicina





Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player