09/12/2014 | Versão para Impressão

Natal leva 2 mil pessoas à Praça Dom Sebastião

 

Neste domingo (07) aconteceu o 4º Natal na Praça Dom Sebastião, voltado para a comunidade do entorno e, principalmente, para as crianças do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Porto Alegre, com direito a chegada do Papai Noel de rapel pelas paredes do hospital. Músicas natalinas e de filmes infantis como Frozen e Piratas no Caribe encantaram a plateia que assistiu as interpretações dos músicos e solistas da Camerata Mansão Musical, Orquestra Rosariense e Corais da Associação Cultural Italiana do RS, Santa Casa e UFCSPA. A praça recém reformada também foi entregue durante a festa à comunidade.

4º Natal na Praça Dom Sebastião Veja mais fotos do evento

 

Pelo quarto ano os pequenos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio e moradores da região assistiram a shows musicais e à chegada do Papai Noel. A noite mágica iniciou com a reinauguração da praça, reformada pela prefeitura.

 



O programa foi apresentado por Odir Ferreira e abriu com uma bênção do padre Paulo Kunrath, seguida da Orquestra Rosariense interpretando músicas sob a regência do professor Estevão Grezelli. A seguir, os corais da ACIRS, Santa Casa e UFCSPA realizaram suas apresentações. A Camerata Mansão Musical e seus solistas interpretaram o bloco final, um pout pourri de músicas conhecidas de crianças e adultos.

Este foi o segundo ano em que a realização do evento recebeu o benefício da Lei Rouanet de incentivo à cultura. “O Ministério da Cultura tem orgulho de participar deste evento que além de ser voltado para a comunidade traz alegria às crianças do hospital”, disse a representante do Ministério para a Região Sul, Margarete Moraes.

O diretor do MUHM, Germano Bonow, lembrou a participação ativa das instituições. “É a quarta vez que conseguimos unir em torno do hospital as entidades do entorno, e só isso, somado à possibilidade de dar um pouco de tranquilidade e paz às crianças hospitalizadas faz ser um momento de muita alegria”, afirmou o diretor.

Diônio Kotz, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (AMABI), comemorou mais uma edição do evento, desta vez com a praça reformada. “A praça está muito bonita, o evento é lindo e com todas as entidades participando e a população aderindo à praça, é uma alegria redobrada”, comentou o presidente da AMABI.

A diretora do Hospital Santo Antônio, Themis Reverbel, afirmou que não são apenas as crianças as beneficiadas. “Elas são as maiores beneficiadas, mas os adultos também, e esse momento para nós é mágico, as crianças ficam muito empolgadas”, relatou a médica. O vice-provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, falou sobre a aproximação da instituição com a comunidade. “Há 211 anos, quando a Santa Casa começou, falava-se que ela era muito distante, e hoje ela integra verdadeiramente o coração do Centro Histórico da Capital”, disse o vice-provedor.

De rapel, pelas paredes do Santo Antônio, Papai Noel chegou para trazer alegria às crianças. A noite encerrou com todos os grupos no palco, inclusive Papai Noel, cantando "Noite Feliz" e "Aleluia", e conversando com o público.

 

Realização

O evento acontece desde 2011 e é organizado pelas entidades do entorno da praça: Museu de História da Medicina e seu mantenedor Sindicato Médico do RS, Associação dos Moradores do Bairro Independência, Hospital da Criança Santo Antônio - Santa Casa de Porto Alegre, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Colégio Marista Rosário, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Beneficência Portuguesa, com patrocínio da UNICRED Porto Alegre e apoio da Prefeitura e secretarias municipais da Cultura e do Meio Ambiente. Pelo segundo ano é realizado com o benefício da Lei Rouanet de incentivo à cultura, via Ministério da Cultura, e se caracteriza por ser o único evento do gênero com organização coletiva e desde o início com cunho social. A programação integrou o projeto Brilha Porto Alegre.


Saiba mais

Orquestra Rosariense
Formada por 26 alunos da escola, do 4º a 6º e 8º ano do ensino fundamental sob a regência do professor Estevão Grezelli.

Coral ACIRS
O Coral da Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul, Língua e Cultura Italiana (ACIRS) tem 24 integrantes e iniciou suas atividades em 1999 com o objetivo de valorizar e difundir a cultura italiana, a fim de manter vivo o amor pela Itália no coração dos descendentes e daqueles que lá nasceram e vivem em outros países. Regência do maestro Gerson de Souza.

Coral Santa Casa
O Coral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é composto por 30 integrantes, foi fundado em 1993 e é regido pelo maestro João Araújo.

Coral UFCSPA
Criado em março de 2012, o Coral UFCSPA é composto por mais de 80 vozes e congrega estudantes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa. Nestes quase dois anos, vem apresentando concertos semestrais, inseridos na agenda cultural da universidade. Regido por Marcelo Rabello, o Coral UFCSPA não apenas divulga a cultura por meio do canto, mas também oferece um espaço privilegiado de laboratório vocal para seus participantes, em especial para alunos de graduação em Fonoaudiologia da UFCSPA.

Camerata Mansão Musical
Criada em 2009 e reúne dezenas de  profissionais de elevada qualidade artística, todos com graduação universitária e fazendo parte do elenco das principais orquestras de Porto Alegre. Podem se apresentar como orquestra, como Camerata, que é o caso de hoje, ou como médios e pequenos grupos musicais,  atendendo as necessidades dos eventos em que vão atuar. A Camerata de hoje é formada especialmente para este evento, e é formada por 18 instrumentistas e 7 cantores líricos. A spalla da Camerata é a violinista Silvane Guerra.

Programa musical

ORQUESTRA ROSARIENSE - Regência: Estêvão Grezelli
Paradise (Cold Play)
He's a pirate (Hans Zimmer)

CORAL DA ACIRS - Regência: Gerson de Souza
Natal todo dia (Roupa Nova)
Jingle bells (Bate o sino)

CORAL DA SANTA CASA - Regência: João Araujo
Boas Festas (Assis Valente)
Aleluia (Händel)

CORAL DA UFCSPA - Regência: Marcelo Rabello
Happy (Pharrell Willians)
The lion sleeps tonight (Chris Kusch)

CAMERATA MANSÃO MUSICAL - Spalla: Silvane Guerra
Cantores solistas da Camerata Mansão Musical: Elisa Machado (soprano), Carolina Veloso (soprano), Jonatas Mathias (tenor)
Let it go (filme Frozen) (Kristen Anderson-Lopez)
Fico assim sem você (Cacá Moraes e Abdullah)
Medley de Temas Infantis
Jingle bell rock (Joseph Beal)

Chegada do Papai Noel - Cortejo com trombone, trompete e percussão
Boas Festas e Jingle Bells

Encerramento - Instrumentistas, Coralistas e Público
Noite Feliz (Franz Gruber e Joseph Mohr)




Compartilhe: