Educativo

Desde 2008 o Museu realiza ações educativas voltadas a diferentes públicos. O Setor Educativo é o canal de visibilidade das diversas ações da Instituição e tem como proposta comunicar, dialogar e construir o conhecimento através das mediações e das atividades lúdicas-pedagógicas. Todas as atividades objetivam envolver os educadores, alunos e a comunidade em geral no processo de uso do espaço do Museu, proporcionando vivências e contribuindo para a transformação social.

Durante as visitas educativas os alunos são convidados a dialogar sobre memória, patrimônio, história da medicina e da saúde, vinculando com os temas abordados em sala de aula. Essa troca de conhecimento enriquece o aprendizado e fornece subsídios para que o educador possa continuar desenvolvendo seus conteúdos fora do espaço escolar.

Como fazer a visita mediada no MUHM

O primeiro passo é entrar em contato com o Setor Educativo do MUHM e agendar uma visita do professor responsável. Esse encontro possibilita que o profissional possa conhecer o espaço e optar pela melhor atividade a ser desenvolvida com a turma na visita. Com essas informações o professor terá subsídios para preparar a turma, propondo atividades antes e depois da visita ao Museu.

Normas para a visita

Disponibilizamos algumas orientações para tornar sua visita educativa mais agradável e produtiva. Alguns cuidados são necessários para que possamos manter o espaço bem conservado e disponível para todos. É importante que você acompanhe sua turma durante toda a visita e compartilhe com os estudantes as observações a seguir:

  1. Preencha a ficha de agendamento para visita mediada e escolha uma data;
  2. Recebemos Escolas/Grupos de até 30 alunos/participantes com agendamento prévio;
  3. O horário da visita educativa no Museu ocorre a partir das 14:00 até às 16:45 de segunda-feira a sexta-feira;
  4. Não é permitido consumir alimentos e bebidas de qualquer espécie, inclusive chicletes e balas no espaço expositivo;
  5. Lembramos que correr, dispersar-se do grupo, falar alto e utilizar o celular, são comportamentos inadequados;
  6. A captação de imagens em vídeo e fotografia apenas poderá ser realizada com autorização prévia, e preferencialmente, não durante a mediação;
  7. Para a segurança e conservação dos objetos não é permitido tocá-los e também se debruçar sobre os acrílicos dos expositores. Bem como apoiar-se e colocar os pés nas paredes;
  8. Bolsas, sacolas e mochilas preferencialmente devem ficar acondicionadas no ônibus ou no guarda volumes do Museu, para maior conforto.
  9. Pedimos aos responsáveis que orientem o grupo antes da visita sobre estas informações e que fiquem entos quanto a dispersão do grupo durante a atividade no Museu;
  10. Após a visita será entregue questionários para o Professor e Alunos responderem em sala de aula. Está é uma avaliação da visita educativa. É muito importante que seja devolvida para que possamos avaliar o nosso trabalho educativo.

Atividades Lúdico-Pedagógicas

As atividades oferecidas têm por objetivo envolver os educadores e alunos no processo de uso do espaço museu como recurso educativo, pois a instituição se configura como um espaço de educação não formal, desenvolvendo o aprendizado de forma diferenciada da escola.

As atividades lúdicas são práticas privilegiadas que proporcionam uma metodologia inovadora e atraente a fim de construir o saber de forma mais prazerosa, instigante e interessante. Assim, através delas busca-se valorizar o acervo do Museu, estimular o conhecimento, e a pesquisa através do brincar. Os jogos são recursos que possibilitam ao público ser sujeito da descoberta e do aprender, e assim, conhecer um pouco mais sobre a temática do Museu, além de estimular o raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento.

Atividades Lúdicas-pedagógicas oferecidas pelo MUHM

Imagens que falam: recriando a exposição Estimula os alunos a expressar suas interpretações sobre o que observaram durante a visita às exposições.
Do fundo do baú: minha vida é peça de Museu Pretende-se que as narrativas pessoais sejam traduzidas e materializadas de forma criativa, atribuindo significados e valor histórico as suas memórias.
As aventuras de Biblos: aprendendo a preservar Biblos, o personagem da História, conta como chegou ao Museu demonstrando que os livros são objetos de memória e precisam ser preservados.
Adivinhe o que é? A tradicional brincadeira da “mímica” entra no espaço museal com o objetivo de aguçar a imaginação e o entendimento dos objetos expostos, de forma interativa.
Um olhar sobre o objeto Busca proporcionar uma experiência aos alunos exercitando seu olhar sobre o objeto, entendendo o trabalho da Reserva Técnica, e aprofundar conceitos como patrimônio, preservação e conservação.
Acerte na mosca! Trata-se de um jogo de perguntas e respostas onde os alunos exercitam os conhecimentos e relacionam história, memória, e patrimônio.
Acerte no Vírus! trata-se de um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos possam exercitar conhecimentos sobre a HIV/AIDS e aprender sobre prevenção para a saúde.
Monte o Joaquim Trata-se de um jogo de perguntas e respostas relacionadas ao nosso sistema esquelético e sobre os órgãos do corpo humano.
Na trilha da Anatomia Baseada em um jogo de tabuleiro que objetiva ampliar os conhecimentos sobre o estudo da anatomia e a importância desta prática no conhecimento médico.
Stop Anatômico Através deste jogo o aluno tem a possibilidade de ampliar seus conhecimentos sobre a estrutura do corpo, seus sistemas e órgãos.
Todos contra o Aedes Os alunos transformam-se nas peças de um tabuleiros gigante e aprendem a prevenir e combater os focos do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus.
Aventuras no Museu de História da Medicina do RS Trata-se de uma história ilustrada, que narra a visita de uma professora e seus alunos ao museu. A proposta é redescobrir o espaço museu, os objetos e os conceito museológicos.

MUHM vai à escola

A importância da preservação do patrimônio, da memória e da prevenção para a saúde faz parte da trajetória do projeto "MUHM vai à Escola" que busca garantir o acesso à educação, a cultura, aproximando às escolas do museu. Esta ação se desenvolve em parceria com a escola, promovendo o engajamento dos alunos permitindo que estes desenvolvam outras atividades e pesquisas no espaço escolar, através de atividades lúdicas pedagógicas com alunos, da educação infantil e Ensino Fundamental de Porto Alegre e região metropolitana.