SAINT PASTOUS de Freitas, Antonio

Natural de Alegrete (RS), 11 de Fevereiro de 1892 - 28 de setembro de 1976, em Porto Alegre (RS). Fez os estudos primários em Alegrete (RS), nos Colégios Carlos Cruz e Otávio Arena, e os secundários no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1915, defendendo a tese, sobre "Um caso de Otomicose, pelo Sterigmatocistis Nigra". Especializou-se em Clínica Médica, Radiologia e Cancerologia, frequentando cursos de aperfeiçoamento, de 1921 a 1922, em Paris, Berlim, Viena e Munique; na Argentina, em 1933, em Buenos Aires; no Uruguai, em 1916 e 1918, em Montevidéu; e na América do Norte, em 1941, em diversas cidades. Participou, em 1929, do Congresso do Centenário da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro; em 1941, do Congresso de Hospitais, em Atlantic City, e do Congresso de Radiologia, em Cincinnati, nos Estados Unidos. Conquistou, por concurso, em 1935, a cátedra de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Porto Alegre e posteriormente, também, a de Radiologia. Ex-Chefe do Serviço Médico durante a Revolução de 1930; Ex. diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre. Entre os trabalhos que publicou, mencionam-se intitulados "Colecistografia e Fisiopatologia da Vesicula Biliar", “Sindromes pseudocoldocianas", "Dietética Pitagórica", "Síndrome de Meige" e "Revista de Radiologia Clinica". Figura na galeria dos colaboradores desta obra, cujas páginas honrou com o trabalho intitulado "O problema médico-social do câncer". Membro honorário da Academia Nacional de Medicina; da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Porto Alegre, e da Sociedade Argentina de Radiologia, além de outras entidades locais. Exerceu a Clínica em Porto Alegre - RS, onde ainda foi diretor do "Hospital Moinhos de Vento" e do Serviço do Câncer no Rio Grande do Sul, ocupando o cargo de Reitor da Universidade de Porto Alegre. Casou-se com Hilda D. Saint Pastous, tiveram os seguintes filhos: Paulo, Ilka, Ilza, Flavia, Antônio Carlos e Vera.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.560

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/71-1904-a-1930

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/antonio-saint-pastous-de-freitas/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
;