KOVÁCS, Alexandre

Natural de Ersping (Hungria), 1899 - na década de 1960, em Porto Alegre (RS). Iniciou os estudos primários em Ersping (Hungria). Diplomou-se em Medicina na Universidade de Budapeste (Hungria). Especializou-se em Cirurgia, tendo sido assistente do curso do Prof. Poyla da Universidade de Budapeste. Em 1931 transferiu-se para o Brasil. Exerceu clínica médica e cirurgia geral em Lajeado (RS), Arroio do Meio (RS) e Roca Sales (RS) na época pertencia ao município de Estrela (RS). Foi um dos fundadores do Hospital Roque Gonzales, de Lajeado (RS), e seu diretor. Trouxe da Hungria todo seu material cirúrgico, inclusive material odontológico e broca movida a pedal. Transferiu-se para Porto Alegre (RS), em 1944, e tinha consultório na Galeria Chaves. Casou-se com Helena Kovács, não tiveram filhos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.522.

PREGER, Claus Michael. Médicos alemães, húngaros e austríacos no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton; et al. Museu de História da Medicina - MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p. 135.

SCHIERHOLT, José Alfredo. À Sombra De Plátanos: história da saúde no vale do Taquari. Lajeado, 1997, p.202.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
;