Acervos

Setor de Acervo e pesquisa

Entre as principais atividades do Museu encontram-se a preservação e organização do acervo e o desenvolvimento da pesquisa. Para realização dessas atividades foi criado o Setor de Acervo e Pesquisa, contando com profissionais qualificados que se dedicam especialmente a essas áreas. Neste espaço a Instituição realiza as atividades de conservação preventiva, preservação e salvaguarda do acervo. Entres suas atribuições estão a busca de novas doações e a garantia da preservação do patrimônio histórico da Medicina do Rio Grande do Sul. O Setor de Acervo e Pesquisa visa ainda dar maior articulação entre os acervos e a pesquisa, tão necessária para o processo histórico e museológico.
As atividades desenvolvidas pelo Setor incluem busca de doações, higienização, catalogação, identificação, armazenamento, organização do acervo por especialidades, controle dos registros de entrada de acervo, monitoramento do ambiente, controle biológico, limpeza e organização do espaço físico, seleção de acervo para exposições, pesquisa, projetos de higienização, ações emergenciais e intervenções, entre outros. Entre os objetivos deste Setor estão ainda a pesquisa - histórica e museológica - e execução dos projetos de exposição do Museu; o contato e intercâmbio com instituições congêneres para a realização de exposições; a alteração periódica o acervo exposto substituindo-o pelo acervo em reserva técnica, realizando assim a sua conservação preventiva.

Conservação preventiva

A conservação preventiva desenvolve um papel fundamental na preservação da significação cultural de um bem, sendo baseada em medidas de segurança e manutenção do objeto no museu. E possui como objetivo principal a desaceleração do processo de degradação do bem museal, focando no objeto e no ambiente em que ele está inserido, seu entorno, para que dessa forma as futuras gerações possam ter contato com um bem mais intacto possível.
O MUHM desenvolve ações específicas de higienização, pequenos reparos, armazenamento e acondicionamento adequados para cada tipo de acervo, buscando controlar questões relativas a temperatura e umidade, controle de micro-organismo e insetos, embalagens e acondicionamento para proteção, manuseio correto, entre outros.

Acervos

O acervo do Museu é formado por diferentes tipologias, sendo, bibliográfico, arquivístico e tridimensional. Ainda possui acervos digitalizados. O MUHM priorizou a separação de acervos visando sua conservação preventiva e buscando a facilidade da localização dos acervos, evitando assim a dissociação dos mesmos.

Seção de Acervo Arquivístico

A Seção de Acervo Arquivístico do MUHM é organizada através de Fundos institucionais e pessoais, e seu acervo é composto por fotografias, diplomas, receituários, anotações médicas, cartas, teses de medicina, entre outros,
Este acervo possibilita pesquisar a trajetória de muitos profissionais que se formaram e atuaram no Estado. Atualmente esta seção conta com cerca de 160 fundos pessoais e uma dezena de fundos institucionais. Entre estes últimos vale ressaltar os fundos da própria instituição, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre.

Seção de Acervo Tridimensional

A Seção de Acervo Tridimensional é composta por instrumentos médicos cirúrgicos, aparelhos de diagnósticos, frascos de medicamentos, mobiliário hospitalar, acervos pessoas de médicos, entre outros. São objetos em metais, vidro, borracha, couro, plástico, têxtil, madeira, pintura, escultura, gravura, entre outros, que são organizados e separados de acordo com a sua materialidade, buscando a sua conservação preventiva.

Seção de Acervo Bibliográfico

A Seção de Acervo Bibliográfico é composta por livros, periódicos e catálogos, sobre especialidades médicas, áreas da medicina, história da saúde e da medicina, além de algumas obras literárias escritas por médicos. Atualmente o Acervo Bibliográfico conta com cerca de 7 mil obras, classificadas e organizadas por especialidades médicas, contendo ainda categorias que abordam a História da Medicina e da Saúde.

Seção de Acervo digital

O Acervo Áudio Visual Digital é dividido em 4 fundos: Fototeca, composto por fotografias históricas de personagens e Instituições que ilustram o desenvolvimento da atividade médica no RS; Videoteca, composto por entrevistas com médicos e familiares, documentários sobre saúde e seus profissionais; Audioteca, banco de entrevistas com médicos e personagens relacionados à medicina; Obras digitalizadas, obras raras e de referência, revistas médicas e teses de medicina. Dentro desta proposta de construção de novas fontes o Setor desenvolve projetos como o de História Oral, que visa recolher depoimentos de médicos gaúchos, explorando suas trajetórias de vida e profissional.
  • Cadastro do pesquisador (Realizar um pequeno cadastro para acessar os acervos, disponibilização de ficha para preenchimento com intenção de Pesquisa física na Reserva técnica);
  • Como doar acervo
O MUHM possui acervo de cerca de 750 pessoas diferentes. São entregues à instituição acervos pessoais, bem como os objetos e documentos que pertenceram aos pais e avós, que em muitos casos, também eram profissionais ligados à área da saúde.
A seleção e busca dos materiais são realizados por representantes do setor de Acervo e Pesquisa. Os objetos são avaliados através de um laudo técnico, buscando averiguar seu estado de conservação. A aquisição de acervo do MUHM centra-se na busca de acervos de tipologia “médica”, que valorizem e demonstram as transformações da medicina ao longo do tempo.
  • Receberemos doações preferencialmente de materiais de profissionais médicos que tenham nascido no Rio Grande do Sul ou que tenham desenvolvido sua vida profissional neste Estado.
  • Peças extremamente oxidadas, infectadas por agentes biológicos, e/ou muito deterioradas pela ação do tempo, não serão aceitos para compor as coleções. Qualquer que seja o acervo a ser adquirido, deve avaliar sua importância histórica e científica, os custos com transferência, conservação, armazenamento e manutenção; a importância política deste acervo para o MUHM e o tamanho, volume ou quantidade do acervo existente.

Pesquisa

Entre as principais atividades do museu encontram-se a organização de acervos e a pesquisa histórica e museológica. Para realização dessas atividades criou-se o Setor de Acervo e Pesquisa com suas subdivisões: Seção de Acervo Tridimensional, Seção de Acervo Arquivístico e Seção de Acervo Bibliográfico.

Galeria Acervo

Lista de Doadores

Visualizar

Termo de Doação

Baixar o termo
;