Acervos e pesquisa

 

     Uma das principais atividades do Museu centra-se na preservação e organização do acervo, bem como do desenvolvimento de pesquisas históricas e museológicas. O Setor de Acervo e Pesquisa é responsável pela  aquisição, conservação preventiva, preservação e salvaguarda de acervos; execução dos projetos expográficos e  contato e intercâmbio com instituições congêneres. Os acervos são pertencentes a profissionais que atuaram principalmente no Rio Grande do Sul e de instituições ligadas à Medicina e a Saúde do Estado.

 

Acervos

 

          O MUHM possui acervos proveniente de doadores individuais - médicos e seus familiares, e de instituições que foram cedidos para sua salvaguarda. 

 

Seção de Acervo Arquivístico

          Organiza-se através de fundos institucionais e pessoais, compostos por fotografias, diplomas, receituários, anotações médicas, cartas, teses de Medicina, entre outros itens.

 

Seção de Acervo Tridimensional

       Composta por instrumentos médico-cirúrgicos, aparelhos de diagnósticos, frascos de medicamentos, mobiliário hospitalar, entre outros. São objetos das mais diversas materialidades, responsáveis por contar a história e a evolução da Medicina. 

 

Seção de Acervo Bibliográfico

     Constituída por livros, periódicos e catálogos sobre especialidades médicas, História da Saúde e da Medicina, além de obras literárias escritas por médicos.  O Acervo Bibliográfico conta com cerca de sete mil obras, sendo que destas, 500 são consideradas raras.

 

 Como doar acervo 

     A seleção e a busca dos materiais de doadores de acervos de tipologia “médica” são realizadas pelo setor de Acervo e Pesquisa. Receberemos doação de acervo de médicos que tenham nascido no Rio Grande do Sul ou que tenham desenvolvido sua vida profissional neste Estado e de instituições médicas. Sempre se avalia a importância histórica, política e científica, as condições de conservação, armazenamento e manutenção; o tamanho, volume ou quantidade do acervo disponível para doação.

Galeria Acervo




Lista de Doadores

Visualizar

Termo de Doação

Baixar o Termo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política