Desde sua inauguração, o MUHM realizou cerca de 25 exposições físicas como Olhares sobre a História da Medicina, 30 anos de AIDS no Rio Grande do Sul: a medicina vencendo a batalha e Os Segredos da Anatomia: um olhar atento sobre a base da vida humana. Atualmente as exposições vigentes no MUHM são: Desafios da Medicina, Educar e Vigiar: A tuberculose em Porto Alegre e Estigma e isolamento: A Hanseníase no Rio Grande do Sul.
Pensada para que o público possa conhecer os caminhos trilhados para o desenvolvimento da medicina e da ciência, além de conhecer o nosso acervo.
Esta exposição contextualiza a história de atuação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), criado em 20 de maio de 1931. Conheça a trajetória das nove décadas da instituição.
Apresenta a chegada da gripe espanhola em Porto Alegre e a luta das autoridades para contê-la.
Retrata a história da doença, educando para a saúde e, assim, colaborando com a desmistificação e com o fim do preconceito secular.
A história da tuberculose e os tratamentos realizados ao longo do tempo, além da importância da prevenção da doença.
Aborda a trajetória desses profissionais, bem como a criação e a inauguração de seus monumentos, apresentando-os dentro do contexto urbanístico da cidade.
Apresenta a trajetória desses personagens e as suas ligações com o desenvolvimento da cidade.
Revela a trajetória da instituição e os aspectos sociais e de assistência à saúde que ocorreram nas décadas iniciais de sua existência.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul completa 125 anos de existência, em 2023. Para comemorar essa data, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul preparou a mostra “Faculdade de Medicina: 125 anos de História” para homenagear esta importante instituição de ensino do Estado.
O MUHM apresenta, nesta exposição, o acervo que conta aspectos da formação dos alunos e sua relação com a instituição.