Exposições

     Desde sua inauguração, o MUHM realizou cerca de 25  exposições físicas como Olhares sobre a História da Medicina, 30 anos de AIDS no Rio Grande do Sul: a medicina vencendo a batalha e Os Segredos da Anatomia: um olhar atento sobre a base da vida humana. Atualmente as exposições vigentes no MUHM são: Desafios da Medicina, Educar e Vigiar: A tuberculose em Porto Alegre e Estigma e isolamento: A Hanseníase no Rio Grande do Sul.

 

Exposições virtuais

Desafios da Medicina

Pensada para que o público possa conhecer os caminhos trilhados para o desenvolvimento da medicina e da ciência, além de conhecer o nosso acervo.



90 anos de História: Sindicato Médico do Rio Grande do Sul

Esta exposição contextualiza a história de atuação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), criado em 20 de maio de 1931. Conheça a trajetória das  nove décadas da instituição.



Gripe Espanhola: A Marcha da Epidemia

Apresenta a chegada da gripe espanhola em Porto Alegre e a luta das autoridades para contê-la.



Estigma e Isolamento: A hanseníase no Rio Grande do Sul

Retrata a história da doença, educando para a saúde e, assim, colaborando com a desmistificação e com o fim do preconceito secular.



Assistir, Educar e Vigiar: A Tuberculose em Porto Alegre

A história da tuberculose e os tratamentos realizados ao longo do tempo, além da importância da prevenção da doença.



Patrimônio e Medicina: Os monumentos aos Médicos em Porto Alegre

Aborda a trajetória desses profissionais, bem como a criação e a inauguração de seus monumentos, apresentando-os dentro do contexto urbanístico da cidade.



Trajetórias médicas: a história da Medicina através das ruas de Porto Alegre

Apresenta a trajetória desses personagens e as suas ligações com o desenvolvimento da cidade.



Beneficência e Medicina: a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre e seu Hospital

Revela a trajetória da instituição e os aspectos sociais e de assistência à saúde que ocorreram nas décadas iniciais de sua existência.

 



Faculdade de Medicina: 125 anos de História

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul completa 125 anos de existência, em 2023. Para comemorar essa data, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul preparou a mostra “Faculdade de Medicina: 125 anos de História” para homenagear esta importante instituição de ensino do Estado. 

O MUHM apresenta, nesta exposição, o acervo que conta aspectos da formação dos alunos e sua relação com a instituição. 



Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política