MOREIRA, Paulo Maurell

Natural de Porto Alegre (RS), 29 de julho de 1915. Estudou no Instituto Ginasial Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1937, defendendo a tese: “Contribuição ao Estudo Sanitário do Leite”. Livre-Docente da cadeira de Higiene da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Atuou como médico em Porto Alegre. Foi professor da Faculdade de Farmácia da UFRGS, em Porto Alegre, aposentado em 1968. Publicou: Contribuição ao Estudo Sanitário do Leite, tese de doutoramento, P. Alegre, 1937. Contribuição ao Estudo das Fossas Domiciliares, tese de concurso, 1942. “A febre tifóide em Porto Alegre”, Anais do Cinqüentenário da Fac. de Med. de P. Alegre, v.2, 1951. Saneamento e Urbanismo: Contribuição ao seu Estudo no Rio Grande do Sul, memorial ao 6º Congresso Brasileiro de Higiene, em colaboração com Jandir Maya Faillace e Jaime F. da Silva. “Notas à margem do problema do abastecimento de leite em Porto Alegre”, Arquivo Rio-Grandense de Medicina, P. Alegre, v.21, n.1, jan. 1942. Entrepostos Regionais de Refrigeração, P. Alegre. “A estação experimental de tratamento do efluente dos esgotos do Hospital São Pedro, Revista de Med. do RS, P. Alegre, v.1, n.2, out/dez. 1944. “Notas epidemiológicas sobre algumas doenças transmissíveis no Rio Grande do Sul”, Anais da Fac. de Med. de P. Alegre, P. Alegre, v.7, jan./jun. 1946. Casou-se com Nyrce de Araujo Moreira, com teve o filho: Paulo Roberto.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.539

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política