MORPURGO, Antonieta César Dias

Natural de Pelotas (RS), 12 de jan. 1869 - Rio de Janeiro, 1917. Filha de Antonio Joaquim Dias (escritor, jornalista, fundador do Correio Mercantil de Pelotas) e Cesária Marques Dias. Fez seus estudos iniciais em Pelotas (RS) frequentava a escola São Francisco de Paula, de Carlos André Laquintinie e Benjamim Amarante, estudando para os preparatórios, exames prestados todos em Porto Alegre (RS). Em 1884 transferiu-se para o Rio de Janeiro com seu pai, e ingressou na Faculdade de Medicina, tendo na época 15 anos. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do RJ em 30 de ago. de 1889, com a tese “Hemorragia Puerperal”. Frequentou as enfermarias do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do RJ e os consultórios da Polyclinica Geral, juntamente com os professores Feijó Junior, Eurico Coelho e Brandão, especialistas em partos e ginecologia, Martins Costa e Nuno de Andrade, clínica geral, visconde de Saboia e Lima Castro, operações, Moncorvo e Barata Ribeiro, moléstias de crianças. Foi a terceira mulher a se formar em Medicina no Brasil. Iniciou sua atuação profissional em Pelotas (RS) em 22 de março, inaugurou seu primeiro consultório, localizado à Rua São Miguel (atual Quinze de Novembro), número 112. Foi a primeira médica a atuar na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (RS). Posteriormente mudou-se para o Rio de Janeiro, exercia a medicina e também realizava palestras. Foi uma das fundadoras do Hospital da Cruz Vermelha em Lavras do Sul (RS). Publicou o artigo “Assistência obstétrica domiciliaria” In: Revista de Ginecologia e d’Obstetrícia. Casou-se com Eduardo Morpurgo, em 17 de ago. de 1892 e, passou a se chamar Antonieta Dias Morpurgo, com quem teve um filho Admar Morpurgo (Coronel Médico da Polícia Militar, especialista em ginecologia e obstetrícia).

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2012/10/conheca-as-gauchas-que-quebraram-tabu-para-ingressar-na-medicina-3920852.html

SOUZA, Marcela Reinhardt de. O Pioneirismo de uma médica pelotense. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal de Pelotas, 2010.

Inhttps://pt.slideshare.net/MarcelaReinhardt/o-pioneirismo-de-uma-mdica-pelotense

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política