MOURA, Francisco Talaia

Natural de Quaraí (RS), 20 de maio de 1908 -  4 de fevereiro de 1974, em Porto Alegre (RS). Filho de Cândido Leal de Moura e Onda Talaia de Moura (professora). Estudou no Ginásio Anchieta de Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1931. Especializou-se em Pediatria entre os anos de 1931 e 1932, com o professor Décio Martins Costa. Atuou como Assistente de Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina, bom como trabalhou como Pediatra do Departamento Estadual de Saúde do Estado. Exonerou-se destes dois cargos para dedicar-se à clínica na cidade de Porto Alegre. Trabalhou em consultórios nas farmácias: Cordeiro, no Bairro Bom Fim, Concórdia, no Bairro da Azenha, e na Universal, no Bairro Teresópolis. Também atuou no Hospital Santo Antônio, pertencente à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.540.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 146.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política