NELZ, Carlos Ulrich

Nasceu em 1898 e faleceu em 1979. Aos 17 anos participou da 1º Guerra Mundial, seu trabalho era buscar comida, em viandas, no final das trincheiras e distribuir aos soldados, teve difteria e foi enviado para casa, antes do término do conflito. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Würzburg, em 1924, na Alemanha. Chegou ao Brasil em 1927 atuando como médico em Sertão Santana (RS) por 4 anos. Transferiu-se para Barra do Ribeiro (RS) permanecendo por 1 ano. Foi para Santa Maria (RS) e posteriormente para Linha Imperial, distrito de Nova Petrópolis (RS), atendia no consultório e realizava partos. Fixou-se em Gramado (RS) e fundou o Hospital Arcanjo São Miguel e foi o primeiro diretor médico. Tinha como hobbies: escultura, pintura e aquarela e cultivava orquídeas, chegando a criar novas espécies.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.541.

PREGER, Claus Michael. Médicos alemães, húngaros e austríacos no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton; POMATTI, Angela Beatriz .Museu de História da Medicina - MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p. 127.

Entrevista para o Projeto de História Oral do MUHM - Dr. Hermann Ulrich Nelz

SCHIERHOLT, José Alfredo. À sombra de plátanos: história da saúde do vale do Taquari. 2ª ed. Lajeado: Evandraf, 1997, p.210-211

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política