OLIVÉ Leite, Antônio

Natural de Pelotas (RS), 23 de Setembro de 1886. Fez seus estudos primários em Pelotas (RS), e os secundários no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo (RS) e Ginásio São Luiz Gonzaga, em Pelotas (RS). Formou-se em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1912, defendeu a tese: "Asmas Tuberculosas", aprovada com distinção. Durante vários anos, ainda como estudante, fez os cursos dos Profs Francisco Eiras e Abreu Fialho, dos quais foi assistente durante alguns anos. Frequentou os serviços dos Professores Miguel Quintela e Vasquez Barrière em Montevideo, nos anos de 1924 a 1926. Fez diversas viagens de estudos pela Europa, tendo frequentado os cursos de aperfeiçoamento dos Profs. Lindner, Meller, Hajeck, Neumann, em Viena e Berlim; Realizou os cursos dos professores Halle, Fehr, Terrien, Sebileu, Morax, Du puis-Dutemps, Moure e Canuyit, em Parlu, Bordeaux e Estrasburgo. Foi membro dos mais importantes congressos de "Otorrinolaringologia e Oftalmologia" realizados em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Entre os trabalhos publicados nos órgãos da imprensa médica nacional e estrangeira, destacam-se "Contribuição no Tratamento do Tracoma". "Conjuntivites e querato-conjuntivites foliculares e seu tratamento", "Tumores de Globo ocular", "Litíase da glândula submaxilar", "Case elenco de permanência de fragmento de bala na cavidade craniana". Foi membro da Sociedade Francesa de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Sociedade de Medicina Cirurgia do Rio de Janeiro e da Soe. Otorrino-laringologia de Porto Alegre e da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo. Exerceu atividades profissionais em Santa Maria (RS). Casou-se em primeiras nupcias com  Elola Arostegy Leite, com quem teve as filhas  Maria Cecilia e Lelia Maria. Posteriormente casou-se com Orfelina Helguera de Olive Leite, tendo deste matrimônio as filhas de nome Maria Martha Leite Doles e Maria Helena Leite Azevedo.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.545.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política