OSÓRIO JÚNIOR, Roberto

Natural de Quaraí (RS), 22 de março de 1893 – 7 de junho de 1973 em Porto Alegre (RS). Filho de Roberto Osório e Emiliana Machado Osório. Estudou no Colégio Elementar em Quaraí (RS) e posteriormente no Ginásio Santa Maria em Santa Maria (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1920. Especializou-se em Clínica Geral, Cirurgia, Partos, Ouvidos, Nariz e Garganta. Empreendeu viagem de estudo ao RJ frequentando o Curso de Otorrinolaringologia com o Professor Raul David de Sanson na Policlínica Botafogo. Atuou em Quaraí (RS), desempenhando as funções de médico do Dispensário nº 3 do Serviço anti-venéreo das Fronteiras. Depois em Alegrete(RS), 1938-1939. Foi membro da Sociedade de Medicina de Porto Alegre. Participou do 1° Congresso Médico da Fronteira realizado em Santana do Livramento (RS). Também atuou como jornalista em Quaraí (RS), onde redigiu “A Fronteira” e “A Voz do Povo”. Poeta. Usou o pseudônimo de X.P.T.O. Publicou: “Versos de Ontem e de Hoje, Alegrete: Ed. Cadernos do Extremo Sul, 1955”; “Asclepíadas, sonetos humorísticos, prefácio de R. Gonçalves Viana”; “Versos Humorísticos sobre a Turma Médica de 1920, Canoas: Editora La Salle”; “Horizontes do Pago, poemas regionais, id. Só Netos (sonetos) inédito”; “Moléstia de Robstein”. Foi casado com Maria Costa Osório, com quem teve 5 filhos: Roberto Lanes, Miguel Angelo, Maria Conceição, Julinha e Luiz Fernando. Há uma escola chamada Escola Estadual Doutor Roberto Osorio Junior, na cidade de Quaraí.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.547.

http://escolaroj.blogspot.com/2012/03/historia-da-escola.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política