OSÓRIO, Joaquim Assumpção

Natural de Pelotas (RS), 14 de outubro de 1916. Fez os estudos primários e secundários no Ginásio Pelotense, em sua cidade natal. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1939. Especializou-se em Cardiologia, fazendo curso no Hospital Municipal de São Paulo. Desempenhou as funções de primeiro professor de Fisiologia na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas e no ano de 1953 foi instrutor de Fisiologia da UFRGS. Em outubro de 1959 fez concurso para a livre docência defendendo a tese "Influência do córtice supra-renal sôbre a secreção salivar do cão", sendo aprovado e passando a ministrar a disciplina. Realizou, no dia 4 de abril de 1963, a Aula Inaugural do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas, com o tema “Conceito de Saúde e de Doença”.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.546.

RODRIGUES, Ruben. Do outro lado do riacho: a história da cardiologia no Rio Grande do Sul. Volume 1. AGE Editora, Porto Alegre, 2001.

PILLA, Raul. Resenha Histórica da Cadeira de Fisiologia na Faculdade de Medicina de Porto Alegre.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/72-decada-de-1930

https://ucpel.edu.br/noticias/medicina-da-ucpel-completa-50-anos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política