OSÓRIO, Paulo Assunção

Natural de Pelotas (RS), 9 de agosto de 1909. Fez os estudos primários e secundários em Pelotas (RS). Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1932, defendendo a tese “Aortografia abdominal”. Fez viagens de estudos para Buenos Aires, onde frequentou o Hospital de Clínicas, e o Hospital Rawson e o Hospital de Niños. Especializou-se em Cirurgia Geral. Foi interno da Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sob direção do Prof. Moisés Menezes. Foi interno do serviço de cirurgia do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre (RS). Foi diretor da Faculdade de Odontologia de Pelotas (RS). Publicou: “Coliperitones Hidático” em colaboração com o Dr. Felix Caputo. - “Síndrome de Volkmann” - “Sobre um caso de epitelioma córneo do membro inferior”, “Osteopsatirose”. Foi catedrático de Anatomia da Escola de Farmácia e Odontologia de Pelotas. Casou-se, em 1936, com Carmem Corrêa Gastal Osório, de cujo matrimônio tem o filho Augusto.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.546.

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2673732/pg-51-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-18-06-1955

https://gw.geneanet.org/valdenei?lang=en&pz=valdenei+correa&nz=silveira&p=paulo+assuncao&n=osorio

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política