PASTOR, Gabriel

Natural de Santana do Livramento (RS). Fez cursos primário e secundário na Escola Brasileira do Prof. Inácio Montanha, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1914. Foi capitão médico da Brigada Militar, em cujo Corpo de Saúde ingressou por concurso. Foi professor da Escola Superior de Educação Física do RS. Especializou-se em Fisioterapia. Fez cursos de aperfeiçoamento nos hospitais Rawson, em Buenos Aires, e no hospital Maciel, em Montevidéu. Empreendeu viagens de estudos à Europa, frequentando as clínicas Béclére; Vaquez, Bensaude, Chanffard. Lejard, Hospitais Saint-Antoine, Salpêtriére Lariboisiére, de Paris (1915). Exerceu as atividades em Porto Alegre, onde dirigiu um Instituto Fisioterápico. Participou do 9º Congresso Médico Brasileiro e 2º Congresso Nacional de Tuberculose, realizados em Porto Alegre, respectivamente em 1926 e 1941. Publicou: “Estudo físico-químico-fisiológico e terapêutico" e outros em revistas e em polígrafos de aulas. Casou com Maria Judith Gil Pastor, tendo deste matrimônio os filhos: Ruth Maria, Maria Auxiliadora Augustin Rubens e Miguel Antônio.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.549.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política