PEIXOTO, José Acioli

Natural de Maceió (AL), nasceu em 29 de abril de 1882. Fez os estudos primários na casa paterna, e o curso ginasial em Salvador (BA). Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou, em 1905, com a tese Considerações sobre as Caniceas”. Dedicou-se à Clínica Médica. Ingressou no Corpo de Saúde do Exército, nele permaneceu até o posto de Major Médico, onde exerceu o cargo de Vice Diretor do Hospital Militar. Exerceu várias comissões de natureza médico-militar, sobretudo na fronteira, Itaqui e São Borja, onde serviu durante vários anos, e em Porto Alegre, onde foi vice-diretor do Hospital Militar Divisionário. Foi presidente do Departamento Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul. Exerceu a profissão também na cidade de Santo Ângelo. Foi Sócio da Sociedade de Medicina de Porto Alegre e membro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, fazendo parte do seu Conselho Deliberativo no ano de 1934 e 1935 e da Comissão Executiva no ano de 1936 e 1937, quando foi vice-presidente da referida comissão. Fundou a Sociedade de Medicina Militar do Rio Grande do Sul, em 1933. Atuou no Partido Republicano Liberal (PRL) e foi Presidente do Conselho Administrativo do Rio Grande do Sul em 1943.

http://www.medicina.ufba.br/historia_med/hist_med_art61c.htm

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.549.

VIEIRA, Felipe Almeida. "Fazer a classe”: identidade, REPRESENTAÇÃO e memória na luta do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul pela regulamentação profissional (1931-1943). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.Porto Alegre, 2009.

MEIRELLES, Nevolanda Sampaio; SANTOS, Francisca da Cunha; OLIVEIRA, Vilma Lima Nonato de; LEMOS-JUNIOR, Laudenor P.; TAVARES-NETO, José. Teses Doutorais de Titulados pela Faculdade de Medicina da Bahia, de 1840 a 1928. Gazeta Médica da Bahia 2004;74(1):Jan-Jun:9-101 Disponível em: < http://www.gmbahia.ufba.br/adm/arquivos/art_rev_20041.pdf >

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política