PEREIRA Lima, José

Natural de Pelotas (RS), 30 de Agosto de 1885. Doutorou-se em Medicina no ano de 1912, pela Faculdade do Rio de Janeiro, defendendo a tese sobre "Tratamento das feridas infectadas". Especializou-se em ginecologia. Fez viagens de estudo e aperfeiçoamento na Europa, onde frequentou diversos hospitais da capital francesa. Trabalhou sob a direção do Professor Richelot, na especialidade de Ginecologia e na de Vias Urinárias e no Serviço Civil, sob a direção do Professor Marion. Frequentou a Maternidade do Hospital Lariboisiere, trabalhando sob a direção do Professor Demelin e de seu assistente Dr. Devraigne. Foi interno da Maternidade das Laranjeiras, em 1912, no Rio de Janeiro. Dos anos de 1913 a 1919, interno do Serviço de Vias Urinárias, do Serviço de Ginecologia e da Maternidade do Hospital Lariboisiere, de Paris; foi preparador e monitor do Curso de Partos da Faculdade de Medicina de Paris. Nesse período exerceu a clínica na capital da França. Atuou ainda como professor de Medicina Legal da Faculdade de Direito de Pelotas e Professor da Cadeira de Biologia do curso pré-jurídico desse mesmo instituto de ensino. Dirigiu a Maternidade da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas. Casou-se com Marthe Pereira Lima, de cujo matrimônio tem uma filha de nome Maria Luisa.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.550-551.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política