PEREIRA Lima, Luiz

Natural de Pelotas (RS), nasceu em 27 de Fevereiro de 1890, fez os estudos primários e secundários em sua cidade natal, no Ginásio Pelotense. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1913, tendo defendido tese: "Pesquisa da amilase no sangue, nas moléstias crônicas". Especializou-se em Pediatria, tendo empreendido viagens de estudos e aperfeiçoamento em Montevidéu, no Hospital de Niños, o Serviço do Professor Mórquio e em Buenos Aires, o Serviço do Professor Fernando Scheiper. Atuou ainda como Professor da Cadeira de Histologia na Escola de Odontologia e Farmácia de Pelotas, Chefe do Serviço de Medicina Infantil do Ambulatório da mesma cidade e interno da Clínica de Crianças do Professor Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. Exerceu também, as funções de chefe da Clínica Infantil da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas (RS). Casou-se com Zaira Escobar Pereira Lima, tendo os filhos Luiz, José, Jorge, Claudio, Zaida e Maria Luiza.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.551.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política