BARCELLOS, Octávio Couto

Natural de Porto Alegre (RS), 1° de Outubro de 1908 - 1955. Realizou estudos no Ginásio Júlio de Castilhos. Diplomou-se em 1931, pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, com a tese ‘’ Valor das toxinas e anatoxinas ancuetivas dos germens da gangrena gazoza’’. Especializou-se em Clínica de Adultos e Crianças. Fez o curso de Parasitologia e Moléstias Parasitárias do prof. Cesar Pinto. Foi Assistente de ensino, Chefe de Laboratório na Cadeira de Patologia Geral na Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS). Exerceu o cargo de Diretor do Serviço de Sorologia e Hematologia do Laboratório Central de Clínicas da Faculdade de Medicina de Porto Alegre de 1933-1937. Em 1934 passou no concurso para Professor Livre Docente de Patologia Geral da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Participou do 2° Congresso Nacional de Tuberculose em 1941. Casou-se com Nair Barcellos, tendo os filhos Maria Helena, Clovis e Maria Beatriz.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.499

Anais da Faculdade de Medicina. In: https://seer.ufrgs.br/anaisfamed/index

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política