PETRUCCI, Salvador

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1936. Exerceu a profissão em Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul (RS). Além de médico era autodidata na área da antropologia, onde chegou a ministrar aulas na Faculdade de Filosofia da Universidade de Porto Alegre, na década de 1940, sendo responsável pela disciplina de Antropologia Física. Dirigiu a Escola Médico Cirúrgica de Porto Alegre em 1939, sendo responsável, entre outros feitos, pela compra de um edifício de 3 andares, localizado na Rua Duque de Caxias, onde serão ministradas as aulas, reformou o antigo edifício para a instalação da policlínica, qualificou o corpo técnico de professores, entre eles Dr. Leonidas Escobar. Essas medidas buscavam a oficialização da instituição de ensino frente ao Ministério da Educação. Em Caxias do Sul atuou, além de médico como diretor do Patronato Agrícola da cidade, no final da década de 1920.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 552.

SANTOS, Silvio Coelho dos (Org.); HELM, Cecília Maria Vieira; TEIXEIRA, Sérgio Alves. Memória da antropologia no Sul do Brasil. Florianópolis: Editora da UFSC: ABA, 2006. 208 p.

Jornal “O Momento”, Ano VII, número 323, Caxias do Sul, 15 de maio de 1939, p. 4 Disponível em Monteiro, Katani. Entre o vinho e a política: uma biografia de Celeste Gobbato (1890-1958) / Katani Monteiro. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2016. [recurso eletrônico]

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política