PILLA, Osmar

Natural de Porto Alegre, nasceu em 15 de maio de 1912 - 7 de outubro de 2002 - Porto Alegre (RS). Fez os estudos primários e secundários no Ginásio Anchieta, em sua cidade natal. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre diplomado a 12 de novembro de 1936. Especializou-se em Clínica Médica e Pediatria. Fez viagens de estudos a São Paulo e Rio de Janeiro, frequentando o Hospital Estácio de Sá desta última cidade, de 1936 a 1938, a Buenos Aires e Montevidéu, em 1941, estagiando no Hospital de Clínicas. Atuou como interno da 17ª enfermaria da Santa Casa de Porto Alegre e assistente do Ambulatório de Pediatria do mesmo hospital. Foi médico do Ambulatório Infantil da Cruz Vermelha de Porto Alegre. Concluiu seu doutorado em Farmacologia na França, em 1950. Retornou ao Estado, vindo a exercer a livre docência em pediatria e farmacologia durante 30 anos, na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Farmácia da UFRGS, a partir de 1951. Foi presidente, sócio fundador e conselheiro fiscal da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, bem como presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Sua atuação como médico pediatra rendeu-lhe o título de Chairman, da American Academy of Pediatrics Rio Grande do Sul. Além disso, foi chefe do berçário dos Hospitais Fêmina e Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, assim como médico do patronal do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Presidiu, também, o Rotary Club Centro de Porto Alegre. Na década de 1980, foi agraciado com a medalha Cidade de Porto Alegre, conforme Decreto Municipal nº 7.616, de 28 de novembro de 1980. Publicou diversos trabalhos, dentre os quais destacam-se: “Estudos comparativos entre alguns medicamentos Hipotensores”, “Considerações gerais sobre Anafilaxia Passiva” (Tese de concurso à livre-docência), “Farmacodinâmica do Perseitol”. Foi casado com Maria Tschiedel Pilla, de cujo matrimônio teve os filhos Marilisa e Luiz Fernando. Após sua morte foi homenageado, em Porto Alegre com uma rua que leva seu nome.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 552.

https://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/sugerido-o-nome-de-doutor-osmar-pilla-a-rua-do-bairro-hipica

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgi-bin/nph-brs?s1=000035130.DOCN.&l=20&u=/netahtml/sirel/simples.html&p=1&r=1&f=S&d=atos&SECT1=TEXT

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política