PITHAN, Oscar José

Natural de Santa Maria (RS), 16 de dezembro de 1879 - 20 de junho de 1942, em Tupanciretã (RS). Filho José Adolfo Pithan (coronel) e Josefina Ril Pithan. Iniciou seus estudos em Santa Maria (RS). Estudou Filosofia e Direito Romano, e cursou até o 3º ano do Curso de Engenharia. Trabalhou na Secretaria de Obras Públicas do RS, como arquivista. Formou-se em Farmácia e diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1912. Ainda durante a faculdade juntamente com outros companheiros, fundou o Hospital Espírita de Porto Alegre (RS), sendo aclamado o seu Presidente de Honra. Foi médico em São Luiz Gonzaga (RS), em meados de 1914. Atuou como médico no Estado do Mato Grosso. Foi Professor Catedrático das Escolas de Medicina e Cirurgia e também da Cadeira de Homeopatia, chegando até ao cargo de Diretor da Faculdade. Também exerceu medicina em São Borja (RS) e foi médico particular da família do Presidente Vargas. Casou-se com Belmira Nascimento.

SANTOS, Pedro Marques dos. São Luiz: sua história e sua gente,1687/1987. Editora: Pallotti

http://biografias.netsaber.com.br/biografia-4042/biografia-de-oscar-jose-rill-pithan http://abrigoespiritaoscarpithan.com.br/?page_id=1903

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política