PITREZ, Manuel Luiz Soares

Natural de Pelotas (RS), 27 de setembro de 1909 - 9 de julho de 1986. Filho de Octavio Pitrez e Adelaide Soares Pitrez. Fez os cursos primário e secundário no Ginásio Gonzaga de Pelotas. Transferiu-se para Porto Alegre (RS), e trabalhou para um joalheria como “entregador”, posteriormente tornou-se funcionário público fazendo parte da Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras Públicas do Estado, como datilógrafo. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1936. Especializou-se em Bacteriologia, tendo feito viagens de estudos para São Paulo no Laboratório de Biologia, e no Rio de Janeiro, no Laboratório Oswaldo Cruz, defendeu a sua tese “Anaeróbia”. Desempenhou as funções de Assistente Bacteriologista da Escola de Medicina, foi chefe do Serviço de Biologia Animal, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Foi médico de Segurança de Higiene e Medicina Ocupacional, da Mesbla, da Policlínica Central, da CEASA (Central de Abastecimento do Estado). Há uma rua em Porto Alegre (RS), no bairro Aberta dos Morros, que leva o seu nome. Casou-se com Julita Souza Bohrer e tiveram 10 filhos.

 

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 553.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 268-270.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política