PY, Aurélio da Silva

Natural de Pedras Brancas (RS), 4 de março de 1900. Filho de André Avelino Py e Teresa da Silva Py. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Oficial do Exército pela Escola de Guerra, Rio de Janeiro, reformado no posto de General. Atuou como Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, 1938-1943, encarregado pelo governo de Getúlio Vargas da tarefa de investigar as atividades de grupos alemães suspeitos de ligação com o governo nazista alemão. Atuou ainda na Superintendência da Fronteira Oeste, em 1966. Publicou as seguintes obras: “O nazismo no Rio Grande do Sul” (Documento secreto n.59), P. Alegre, 1940, v.1. “O nazismo no Rio Grande do Sul” (Documento secreto n.59), id, 1941, v.2. A 5o Coluna no Brasil, dados estatísticos, P. Alegre, Globo, 1942 (2.ed. no mesmo ano). E o livro: “ 5ª Coluna no Brasil a Conspiração Nazi no Rio Grande do Sul”, Editora: Globo , Ano: 1942.

https://ihgb.org.br/pesquisa/biblioteca/item/28712-a-5-coluna-no-brasil-a-conspira%C3%A7%C3%A3o-nazi-no-rio-grande-do-sul-aurelio-da-silva-py.html

NEUMANN, Rosane Marcia. Quem nasce no Brasil é brasileiro ou traidor?: as colônias germânicas e a campanha de nacionalização. São Leopoldo: Unisinos, 2003. Dissertação de mestrado.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política