RAU, Guilherme

Natural de Palatinado, Ludwigshafen (Alemanha), 30 de junho de 1874. Fez os estudos escolares em Zweibrucken, e o curso Acadêmico nas Universidade de Munique, Berlim e Bonn. Formando-se em 1896, defendeu a tese “Tumores Suprarenais”. Especializando-se em Oftalmologia. Foi Assistente de 1898-1899, da Clínica Oftalmológica do Professor Hirschberg, em Berlim, durante esse período publicou trabalhos sobre a temática. Em 1900 veio para o Brasil, iniciando a clínica em Porto Alegre (RS), mais tarde em Caçapava (RS), e em 1902 fixou residência em Santa Maria (RS). Desempenhou também as funções de Médico da Viação Férrea do RS, de 1910 até 1930. Foi estudioso da Botânica e lecionou por 6 meses a cadeira de botânica na UFSM, em Santa Maria (RS). Doou sua coleção particular de plantas ao Herbário da Faculdade de Farmácia da UFSM. Casou-se com Ida Rau, de cujo matrimônio tiveram as filhas Marieta e Edith.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 555

http://w3.ufsm.br/herbariosmdb/?page_id=10

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política