RIBEIRO, Hugo Pinto

 

Natural de Porto Alegre (RS), 13 de maio de 1894 – 21 de agosto de 1941, Porto Alegre (RS). Filho de João Pinto Ribeiro Filho e Maria Oliva Seres Ribeiro. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1917. Exerceu sua profissão durante dois anos em Cachoeira do Sul (RS) e participou de Campanhas contra a peste bubônica em São Gabriel (RS) e Cruz Alta (RS). Também realizou cursos, por dois anos, em hospitais europeus, onde se especializou em dermatologia e sifilgrafia. Retornando para Porto Alegre, organizou o Serviço de Dermatologia e Venereologia de Mulheres, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, do qual foi seu diretor, sendo que na mesma época foi designado para reorganizar e dirigir o Serviço de Profilaxia da Raiva, do Estado do Rio Grande do Sul. Médico auxiliar da Diretoria de Higiene do RS, em Porto Alegre, desde 1920. Diretor do Instituto Pasteur, em Porto Alegre. Foi médico-Chefe do DES, em Porto Alegre, e Presidente da Sociedade de Higiene e Saúde Pública do RS. Recebeu a honraria pelas suas pesquisas e observações sobre infecção genital, descobrindo uma nova modalidade clínica de infecção, que recebeu o nome de Tricomoníase Riberoi, como homenagem a quem teve a prioridade da descoberta. Deixou como obra póstuma um plano de Profilaxia das Doenças Venéreas, trabalho este que foi executado pelo Departamento Estadual de Saúde. “Tratamento fácil e eficiente ao necessitado”, Conferência Nacional de Defesa Contra a Sífilis, 1, Anais, Rio de Janeiro, v.2, 1941. “Higiene da pele”, série de artigos, Correio do Povo, P. Alegre, 1928-1933. Pai de Célia Ribeiro.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 165-167.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.134.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política