RIBEIRO, Silvio Pinheiro

Natural de Santana do Livramento (RS), 17 de Junho de 1906 - 1965, em Santana do Livramento (RS). Filho de Luiz Rolim Ribeiro e Marcollina Pinheiro. Fez estudos primários e secundários, no Ginásio Júlio de Castilhos em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Universidade de Porto Alegre, em 1931, defendendo a tese: "Das castrações evitáveis". Especializou-se em Clínica médico cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia. Membro da 15° Reunião de Sociedade Médico-cirúrgica Del Centro de la República (Uruguai) e 1° Congresso Médico da Fronteira. Entre os trabalhos publicados destacam-se: "Considerações em torno da cirurgia conservadora do aparelho genital femenino" e "Sôbre caso de abdômen agudo cirúrgico". Exerceu o cargo de Chefe do Serviço da Maternidade da Santa Casa de Livramento (RS). Casou-se com Geny Azeredo Ribeiro, e teve no seu matrimônio a filha Lia Ester.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhoria Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.556.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/72-decada-de-1930

https://sites.google.com/site/pinheirolivramento/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política