ROSSLER, Jaime Romeo

Natural de Soledade (RS), 2 de janeiro de 1915 - 15 de novembro de 2000, em Farroupilha (RS). Fez seus estudos primários no Grupo Escolar de Montenegro (RS) e concluiu os preparatórios no Ginásio Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Universidade de Porto Alegre, em 1939. Especializou-se em Clínica Geral e Cirurgia, tendo frequentado o curso de aperfeiçoamento do Professor Guerra Blessmann. Desempenhou as funções de Diretor chefe do Hospital Cibelli em Farroupilha (RS). Foi Prefeito de Farroupilha (RS) de 1952 a 1955. Em sua administração também trouxe a caixa econômica federal e o posto de saúde. Foi vice-prefeito na administração de. Arno Busetti na década de 60. Na década de 50 efetuou a compra do Hospital Cibelli, fazendo investimentos na casa de saúde e tornando-a referência. Adquiriu os últimos modelos de radiologia, equipamentos para sala de cirurgia e urgência. Ampliou a área física do hospital, criando mais leitos e duas enfermarias, entre outros investimentos. A Prefeitura Municipal de Farroupilha criou o título “Ética Profissional Médico Dr. Jayme Romeu Rossler” a fim de homenagear e valorizar profissionais da área médica, atuantes no município, que se dedicam a melhoria da qualidade de vida dos farroupilhenses. Foi piloto de avião (trouxe dos Estados Unidos seu avião voando, pelo mar do Caribe), foi caçador, compôs letras de música e escreveu um livro sobre “A origem da alma”. Casou-se com Alda Gomes Rössler, e tiveram os filhos: João Carlos e Edison Renato Rossler, ambos médicos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.558.

RÖSSLER, João Carlos. História da Medicina de Farroupilha. Farroupilha: Consultor Editorial, 2018.

http://farroupilha.rs.gov.br/2014/10/29/prefeito-entrega-titulo-etica-profissional-medica-dr-jayme-romeu-rossler/

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/72-decada-de-1930

https://www.ofarroupilha.com.br/noticia/20-anos-da-partida-do-dr-jayme-romeo-rossler-02011915-15112000

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política