ROUSSELET, José Olympio

Natural de Porto Alegre (RS), 11 de novembro de 1884. Fez seus estudos primários com a professora Virgínia Rezende e os secundários no Instituto Norte-Americano, na mesma cidade. Formou-se pela Faculdade de Medicina de porto Alegre em 1917, defendendo a tese “Tumores Malignos intra-oculares”. Especializou-se em Clínica Pediátrica. Atuou em Porto Alegre (RS), onde desempenhou as funções de médico-interino da Assistência Pública.Transferindo-se posteriormente para Dôres de Camaquã - atual municipio de Sentinela do Sul (RS), onde organizou o Serviço de Higiene em 1919. Após organizou o Serviço de Higiene em Cruz Alta (RS), onde permaneceu até 1934. Exerceu ainda atividades em Palmeira das Missões (RS). Em Santa Rosa (RS) dirigiu o Hospital Santo Antonio de Burica. Atuou ainda a frente do Hospital São Vicente, em Tupanciretã (RS). Foi Capitão Médico da Reserva do Exército Nacional. Casou-se com Celina da Silva Rousselet, tendo os filhos Julieta, Maria Tereza e Edison. Na cidade de Cruz Anta (RS) há um rua com seu nome.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.559.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política