SAÁDI, Chaphick

Natural de Tupanciretã (RS), 13 de Maio de 1911. Fez os estudos primários em Cachoeira do Sul (RS), no Ginásio Rio Branco. Cursou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, pela qual formou-se em 16 de Dezembro de 1934. Especialista em Cirurgia Geral e Clínica Geral, tendo feito, em 1940, uma viagem de estudos a Buenos Aires, onde frequentou os serviços dos Professores J. Remano e Jorge, do Hospital Duncan. Foi interno do serviço de cirurgia do Dr. Alfeu Bica de Medeiros, da clínica médica da 12° enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no serviço do Professor Annes Dias. Foi interno da Assistência Pública Municipal de Porto Alegre. Exerceu também a profissão no município de Itaqui (RS), onde ocupou funções de médico-chefe do antigo Dispensário n°11, do Serviço Anti-Venéreo das Fronteiras. Foi professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (RS), sendo um dos responsáveis pelo setor de anatomia na instituição. Na cidade de Itaqui, o Posto de Saúde do Núcleo Habitacional Promorar, recebeu seu nome em homenagem aos trabalhos prestados na cidade.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.559.

LEI MUNICIPAL N° 3.000, DE 04 DE AGOSTO DE 2005. ITAQUI, RS.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política