BARTH, Adelino Eduardo

Natural de Taquari (RS), 21 de maio de 1892. Filho de João Pedro Henrique Eduardo Barth e Adelina Voges. Fez os estudos primários no Colégio Distrital em Taquari (RS), e os secundários no Instituto Ginasial de Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, tendo defendido tese sobre “Tratamento cirúrgico da myopia forte”. Desempenhou as funções de médico da Assistência Pública Municipal e as de médico da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, em Taquara (RS), e atuou como especialista em Cirurgia e Obstetrícia, e onde foi diretor técnico do hospital. Foi Intendente de Taquara (RS) e Prefeito de 1929/1930. Casou com Ernestina Moré Barth, de cujo matrimônio teve os filhos: Yedda, Céres, Nilson e Sveia.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 485-86.

SANTOS, Rodrigo Luis dos. Emaranhados sociais: redes familiares e políticas de lideranças taquarenses nas primeiras décadas do século XX. In: RAHMEIER, Andrea Helena Petry; et al (Orgs). Migrações, Educação e Desenvolvimento: volume 2: convergências e reflexões [recurso eletrônico] .Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, p.398.

http://www.taquara.rs.gov.br/?titulo=Cidade&template=conteudo&categoria=835&codigoCategoria=835&idConteudo=2899&tipoConteudo=INCLUDE_MOSTRA_CONTEUDO

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política