SALIS, Mario Jacintho

Natural de Bagé (RS), 14 de março de 1914. F fez os estudos primários e secundários no Colégio São Luiz e Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora dessa mesma cidade. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1936. Especializou-se em Clínica Médica e Cardiologia, tendo feito viagens de estudos a São Paulo e Rio de Janeiro. Escreveu vários trabalhos em colaboração com o Professor Tomaz Mariante, entre os quais "Consideração sobre um caso de hipertensão arterial - Sua caracterisação como hipertensão maligna tipo Keith Wagner e Kernohan", publicado nos Anais da Faculdade de Medicina Jul. e Set. 1938; "A propósito de um caso de nevrose lipoidica"; "Aneurisma da crosta da aorta e Insuficiencia Cardíaca" (Rev. Médica Brasileira 1940). Individualmente publicou "Cardiopatias Congènitas". (Arquivos Riogr. Medicina, dezembro de 1940). Foi interno das 1° e 3° cadeira de Clínica Médica; Assistente da 1° cadeira de Clínica Médica; Médico assistente da 20° enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Médico-chefe do Instituto de Aposentadoria e Pensões em Porto Alegre (RS,) onde exerceu a clínica. Casou-se com Elaine Machado Salis, tendo a filha Silvia Maria.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.560

http://antoniovalsalva.blogspot.com/2009/10/

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/72-decada-de-1930

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política