SALLAROLI, Enzo

Natural da Bolonha, Itália, 1892. Formou-se em Bolonha, em 1920 - 1955, Camboriú (SC). Responsável pela criação de pelo menos duas casas de saúde, uma localizada em Santo Ângelo (RS) - que se chamava Sanatório Santo Ângelo das Missões, e a outra situada Chamada Casa de Saúde em São Luiz Gonzaga (RS), poucos anos após sua formatura. Atuou na região entre as décadas de 1920 e 1940. Chegou ao município de Marcelino Ramos (RS) em 1929, permanecendo até 1948. Foi responsável pela fundação do primeiro hospital deste município, chamado Hospital Casa de Saúde São João, o qual incendiou na década de 1940. Atuou ainda no município de Erechim (RS), o referido hospital é citado no diário de Vargas, quando de sua passagem pela região em 1930, devido ao atendimento prestado pelo médico a alguns membros de seu grupo. Participou ativamente da organização das comemorações do cinquentenário da Imigração Italiana para o Rio Grande do Sul.

SCHWARTSMANN, Leonor Carolina Baptista. Entre a mobilidade e as inovações: a presença de médicos italianos no Rio Grande do Sul (1901-1938) Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, PUCRS, Porto Alegre, 2013.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política