SALZANO, Francisco Mauro

Natural de Cachoeira do Sul (RS), 27 de julho de 1928 – Porto Alegre (RS), 28 de setembro de 2018. Filho de Francisco Salzano, que também era médico. Ingressou no curso de história natural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que serviu como porta de entrada para a área biológica nos anos 1940. Quando estava no terceiro ano da faculdade, se interessou por zoologia e depois se interessou por um campo novo, a genética. A convite do professor Antonio Rodrigues Cordeiro, que começava a estudar genética, estagiou em seu laboratório e começou a pesquisar nessa área, tornando sua profissão pelas décadas seguintes. Foi Professor emérito e Colaborador no Departamento de Genética do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do Núcleo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular. Em 1994, o governo brasileiro lhe concedeu a maior distinção nacional para cientistas, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia. Também recebeu à condecoração Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - jun/1995. Recebeu em 1997 e 1999 os prêmios "Annual Award" e o "Franz Boas High Achievement Award" das "Ibero-American Society of Human Genetics" e "Human Biology Association", respectivamente. Mais recentemente o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Paul Sabatier (Toulouse III), França/2010. Recebeu também mais 20 outros prêmios. É membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos desde 1999 e da Academia Brasileira de Ciências desde 1973.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2018/09/28/morre-francisco-mauro-salzano-precursor-da-pesquisa-genetica-no-brasil.ghtml

https://web.archive.org/web/20101201232013/http://www.abc.org.br/~salzano

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política