SANTOS, Ilda Windmann Costa

Natural de Heidelberg (Alemanha), 9 de Agosto de 1914. Realizou curso primário no Rio de Janeiro em escola alemã e secundário no Colégio Pedro II. Diplomou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ), em 1940. Especializando-se em Pedagogia e Pediatria. Frequentou cursos de aperfeiçoamento na Clínica Pediátrica Médica do Dr. Álvaro de Aguiar, e possui diplomas dos cursos de Pediatria do Prof. Henrique Roxo e de Puericultura do Prof. Martagão Gesteira. Desempenhou as funções de assistente da Policlínica Botafogo, no Rio de Janeiro. Exerceu clínica em Passo Fundo (RS). Publicou: “Profilaxia do Sarampo pelo método de Ristschel”, apresentado ao centro médico da policlínica de Botafogo, no dia da criança, em 1938; “Anemias endógenas do lactente” premiado pelo Instituto de Puericultura, em 1940; “Doença Celíaca” trabalho em colaboração com o Dr. Corrêa Azevedo, para os Arquivos de Pediatria, em outubro de 1940. Casou-se com Bernardino da Costa Santos (médico).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.498-499.

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 104-105.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política