SILVA, Pio Ângelo da

Natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, atual cidade de Rio Grande (RS), 3 de maio de 1818 - 14 de abril de 1897, Montevidéu (Uruguai). Quando eclodiu a Revolução Farroupilha (1835-1845), cursava enfermagem, e auxiliou no tratamento dos feridos durante esta luta armada. Em 1841, antes do término do conflito, iniciou seus estudos superiores na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, concluindo-os na Universidade Sorbonne de Paris, França em 1855. Depois de formado, retornou à sua cidade natal dedicando-se ao combate do chólera-morbus, que entre 1855 e 1856 começara a espalhar óbitos na população rio-grandina. Por conta dos serviços prestados à população durante tal epidemia, foi agraciado com uma medalha pelo Governo Imperial. Ele estudou com seus mestres da Sorbonne o vírus, facilitando assim diversas curas que promoveu entre os enfermos, o que veio a contribuir com sua fama de médico competente. Tornou-se diretor da Enfermaria Militar do Rio Grande por ocasião da Guerra do Paraguai (1864-1870), enquanto os médicos do Exército seguiram para os campos de batalha em solo paraguaio. Nesse período um Batalhão de Voluntários infectado com a Varíola egresso do Nordeste, teve a saúde reestabelecida pelo médico na Enfermaria, sendo esta localizada na antiga Rua Yataí. Foi um dos líderes do Partido Liberal do Rio Grande, sendo amigo de Bento Gonçalves da Silva e Gaspar Silveira Martins. Após seu falecimento em montevidéu, foi sepultado em Rio Grande, após três anos de sua morte, no cemitério católico local. O Decreto Municipal nº 22 de 20 de maio de 1897 tornou o Largo da Matriz, a Praça Doutor Pio. Em 1930, houve a troca do nome desta para Praça João Pessoa, por ocasião do assassinato do Presidente da Paraíba, João Pessoa. No entanto, em 3 de agosto de 1935 pelo ato nº 131, a praça voltou a se chamar Doutor Pio. A praça continua sendo um ponto tradicional e cultural de Rio Grande, situada na área central da cidade, próxima aos prédios públicos como a Igreja Matriz de São Pedro, a Biblioteca Rio-Grandense, a Prefeitura Municipal, locais estes onde continuam a ocorrer diversas manifestações públicas. Há uma rua no município de Porto Alegre (RS), no bairro Ipanema que leva o seu nome.

http://www.genealogiacorrea.com.br/p_pio_angelo_da_silva.htm

https://www.riogrande.rs.gov.br/consulta/index.php/noticias/detalhes+3db5dd,,projeto-voce-me-conhece-da-secult-fala-sobre-o-enfermeiro-e-medico-dr.-pio-angelo-da-silva.html#.YEpu8GhKgpg

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 267-268.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política