SOUZA SOARES, José Álvares de

Natural de Vairão, Portugal, 24 de fevereiro de 1846 – junho de 1911, em Pelotas (RS). Filho de José Alvares de Sousa Soares (médico) e Maria José do Carmo Vasconcelos Mesquita de Queirós (farmacêutica). Transferiu-se para o Brasil fixando-se em Pelotas (RS), dedicando-se aos estudos de botânica e química. Diplomado em Medicina. Médico e industrialista criou o Laboratório Homeopático Souza Soares, em Pelotas (RS). Foi diretor do Almanaque da Família em Pelotas (RS), desde sua fundação, em 1891. Publicou: Auxilio Homeopático ou o Médico em Casa, Pelotas (5 edições, a última de Pelotas, 1905). Presente de Ouro, informações úteis, conselhos e descrições. O Novo Médico. Novo Guia Homeopático. Inventou, fabricou e registrou o medicamento “Peitoral de Cambará” utilizando uma planta brasileira chamada cambará. A Diretoria Geral de Higiene Pública do RS concedeu-lhe equiparação oficial de médico e o governo do Brasil concedeu-lhe oficialmente a qualidade de Industrial Farmacêutico. Era abolicionista e libertou seus escravos numa cerimônia pública. Foi um dos fundadores da Liga Monárquica do Norte. Foi proprietário e fundador do Jornal “O Porto Diário Monárquico da Manhã”, publicado de outubro de 1809 a dezembro de 1911. Em 1904 recebe o título de “Visconde de Souza Soares”, pelo Rei Dom Carlos. Casou-se em primeiras núpcias com Joana da Silva Ramos e em segundas com Maria da Assunção Teixeira Leite Cardoso Brochado. Teve os seguintes filhos: Elvira Ramos de Souza Soares; Anita Ramos de Souza Soares; Leopoldo Álvares de Souza Soares; Miguel Alvares de Souza Soares; Eduardo Álvares de Souza Soares; Joana Ramos de Souza Soares; Luzia Ramos de Souza Soares; José Álvares de Souza Soares; Affonso Brochado Souza Soares; Bento Brochado Souza Soares; Maria José Brochado de Souza-Soares; Maria Augusta Brochado de Souza-Soares; Torquato Brochado de Sousa Soares; José Delfim Brochado de Souza-Soares; Maria da Assunção Brochado de Sousa Soares; Maria Antónia Brochado de Sousa Soares; Alexandre Maria Brochado de Sousa Soares e Manuel Maria Brochado de Sousa Soares.

https://www.geni.com/people/Jos%C3%A9-%C3%81lvares-de-Souza-Soares-1-%C2%BA-Visconde-de-Souza-Soares/6000000018300110900

https://www.yumpu.com/pt/document/read/13044687/jose-alvares-de-sousa-soares-visconde-de-sousa-

WEBER, Beatriz Teixeira. Como convencer e curar: a introdução da homeopatia no Rio Grande do Sul. In: ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005.

https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548206372_de56ee8cccdfe5c46dd378accdf0445a.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política