SOUZA, Décio Soares de

Natural de Porto Alegre (RS), 7 de janeiro de 1907 – Rio de Janeiro(RJ), 30 de outubro de 1970. Filho do professor Otávio de Souza e Zilda Soares de Souza. Estudou no Ginásio Anchieta, em Porto Alegre. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1929. Curso de Especialização na Europa, 1933. Livre-Docente da Cadeira de Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, a partir de 1932. Catedrático da mesma, a partir de 1944. Professor de Didática Geral e Psicologia Educacional da Faculdade de Filosofia da UFRGS, Porto Alegre, em 1944. Foi um renomado professor de psicologia da Faculdade de Filosofia. A psicanálise era o tema de maior interesse nas aulas de psicologia e foi "formalmente" introduzida nessa Faculdade por ele. Alienista-Chefe do Hospital São Pedro, localizado em Porto Alegre. Médico Psiquiatra no Rio de Janeiro. Diretor do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise, id., e da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Médico Legal. Fundador e 1º presidente da Sociedade de Neuropsiquiatria do Rio Grande do Sul, em 1938. Publicou: Demência Precoce e Esquizofrenia, tese de doutoramento, P. Alegre, 1929. “Frustrações e distúrbios da personalidade: antropologia e psicanálise”; “Notícia histórica sobre a assistência a psicopatas no Rio Grande do Sul e sua evolução”, in: Panteão Médico Rio-Grandense, S. Paulo, Ramos, Franco Ed, 1943. “Medicina psicossomática na educação médica. Congresso Médico do Cinquentenário da Fac. de Med. de P. Alegre, Anais, P. Alegre, Globo, 1955. “Os fundamentos da ciência médica e a imagem nova do homem”; “A psiquiatria e sua orientação para o concreto”; “A psicologia e a orientação espiritual”, Estudos, P. Alegre, n.5, 1941. “Influência infantil na formação do analista”, Jornal Brasil Psiquiátrico, Rio de Janeiro, v.5, fasc. 1, 1956. “A relação médico-paciente como relação fundamental...”, Revista Brasileira de Medicina, Rio de Janeiro, v.23, n.1, jan. 1966. “Acting-out, depressão e homossexualidade”, Revista Brasileira de Psicanálise, S. Paulo, v.1, n.2, 1967. Antropologia Médica.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.570

http://www.ufrgs.br/museupsi/PSI-RS/Chap5.htm

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política