SOUZA, Orlando Sparta de

Natural de Niterói (RJ), 15 de maio de 1913. Fez os estudos primários no Instituto Lafayette e os secundários no Curso Freycinet, do Rio de Janeiro, realizando o curso acadêmico na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, pela qual se formou em 1935. Especializou-se em clínica médica e obstetrícia, freqüentando o Curso de Obstetrícia do Hospital Pró-Matre, o Serviço de Pediatria Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro e o Curso de Formação de Médicos da Escola de Saúde do Exército, na capital do país. Trabalhou como interno do Hospital Pró-Matre, do Rio de Janeiro; teve menção honrosa concedida pelo professor Luís Barbosa, chefe do Serviço de pediatria médica e higiene infantil da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro; também obteve patente de 1º tenente médico do exército. Transferiu-se para o município de Santo Ângelo (RS) para exercer suas funções de médico, onde também foi vereador por três legislaturas na década de 60, presidente da Câmara Municipal e prefeito interino várias vezes - 1962, 1964, 1967 e 1968. Convidado a participar do Governo do Estado, ocupou o cargo de Secretário do Meio Ambiente. Na cidade onde exerceu a profissão há uma escola e uma rua com seu nome. Casou-se com Lia Fett.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.570

https://jornaldasmissoes.com.br/colunistas/oscar-jung/a-escola-da-lagoa/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política