SOUZA, Tenack Wilson

Natural de Rosário (MA), 2 de agosto de 1892 - 8 de julho de 1996, em Porto Alegre (RS). Filho de Odorico Antônio de Souza e de Lerid Soares de Souza. Realizou os cursos primário e secundário, respectivamente, na Escola Modelo Benedito Leite e Liceu Maranhense, em São Luís (Maranhão). Formou-se como Professor Normalista e Bacharel em Ciências e Letras pelo Liceu Maranhense. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1929, defendendo a tese “Azotemia cloropênica”. (Estudo sobre as relações do dismetabolismo da uréia e cloreto de sódio). Especializou-se em Clínica Médica e Doenças da Nutrição. Foi interno do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre (RS); Foi interno do Dispensário Eduardo Rabelo (sífilis, lepra e doenças venéreas); Foi assistente do Serviço do Professor Annes Dias (3ª Cadeira de Clínica Médica). No início dos anos 30, chegou a Passo Fundo (RS) e exerceu o cargo de Diretor do Hospital de Caridade e diretor da Escola Profissional de Parteiras e Enfermeiras. Montou uma clínica de radiologia com o Dr. Miguel Kozma, onde trabalhou por alguns anos. Em 1940 transferiu-se para Porto Alegre (RS) atuando em consultório. Foi assistente da Cadeira de Clínica Médica Propedêutica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre; Atuou como médico da 12ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Publicou trabalhos sobre “As trocas cloro-azotadas da pneumonia”, “Polipeptidemias e Alergia”, Dismetabolismo proteico na Alergia”, e "Síndromes de Azotemia Cloropênica”. Participou do 10º Congresso Médico Brasileiro. Foi um dos fundadores do Rotary Club de Passo Fundo (RS) e também seu primeiro presidente. Foi membro da Academia Passo-Fundense de Letras. É patrono da cadeira 40 da Academia Passo-Fundense de Medicina. Casou-se com Macemina Pagnoncelli de Souza, tendo deste matrimônio o filho Ronald.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.571

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 171-172.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política