SPINATO, Felix Laner

Filho de Filomena Laner Spinato (parteira formada na primeira turma do curso de partos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em 1898). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1918. Foi o primeiro caxiense a se formar em medicina, na Faculdade de Porto Alegre. Exerceu a profissão em Caxias (RS), abriu seu consultório na Farmácia de Morelli. Há em Galópolis (RS) uma rua que leva seu nome, “Dr. Felix Laner Spinato”.

ALMEIDA, Edlaine Cristina Rodrigues de. História da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês: uma Instituição de ensino superior formando enfermeiras em Caxias do Sul/RS (1957-1967). Dissertação de Mestrado apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Linha de Pesquisa: História e Filosofia da Educação. 2012, p.48.

CHARÃO, Egiselda Brum. Mulheres italianas e trabalho em Porto Alegre/RS (1945-1965): História de uma imigração esquecida. Dissertação apresentada como requisito para a obtenção do grau de Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2015, p.43

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.572.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/memoria/noticia/2017/07/memoria-o-pioneirismo-de-rudolph-felix-lanner-9853396.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política