TABBAL, Miguel

Natural de Elias Fausto, (SP), 10 de novembro de 1917 - Porto Alegre (RS), 27 de janeiro de 2006. Fez na cidade de Pelotas (RS), os estudos primários no Colégio São José, e os secundários no Ginásio Pelotense. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1940, especializando-se em Cirurgia. Fez viagens de estudos a Montevidéu, Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Publicou trabalhos sobre “Um caso de empiema na articulação do joelho e seu tratamento pelo rubiazol intra-articular”. Desempenhou as funções de interno do serviço de Cirurgia do Dr. Alfeu Bicca de Medeiros e do Serviço de Clínica Médica do Dr. José Lisboa de Azevedo, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Exerceu a profissão em Passo Fundo (RS) e posteriormente em Tapejara (RS) O Centro Cirúrgico Miguel Tabbal, uma homenagem ao médico pioneiro do Hospital Santo Antônio e importante líder político na história de Tapejara. Sua trajetória no Município começou em meados de janeiro de 1941 quando foi convidado a trabalhar na então Vila Tapejara. Integrou a diretoria da comissão pró-construção do Hospital Santo Antônio, inaugurado em 1942. Sua carreira, além disso, é marcada pela atuação política no Município. Em 1950 participou ativamente do movimento de emancipação político-administrativa de Tapejara, como vice-presidente da comissão. Foi vereador, presidente do Legislativo e vice-prefeito por dois mandatos. Casou com Fanny, com quem teve os filhos, Arthur, Rosane e Luciane.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.572.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/73-decada-de-1940

http://www.hsasaude.com.br/noticia.php?id=106

https://camarapoa.rs.gov.br/site/anais_sessoes_plenarias_antigas/2006/02/01/008a%20RO%20-%2001fev2006.htm

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política