TARRAGÓ, Homero

Natural de Itaqui (RS), 26 de dezembro de 1904. Iniciou os estudos primários em Itaqui (RS) e em Uruguaiana (RS), onde os completou. Fez o curso ginasial em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1931. Especializou-se em cirurgia geral. Desempenhou as funções de médico da municipalidade em José Bonifácio (RS), em 1932. Atuou como médico do Instituto dos Bancários de 1936 a 1938, em Caxias do Sul (RS). Exerceu as atividades, também, em Guaporé (RS). Chegou a Uruguaiana (RS) em 1946, trabalhando no Hospital Santo Antônio como médico e sendo um de seus diretores realizando obras de ampliação do prédio. Na política foi prefeito e o vereador que mais tempo exerceu a Presidência da Câmara, por seis anos. Criou os grupos escolares Escola Rui Barbosa, Escola Coronel Gabriel Rodrigues Portugal na Charqueada Oeste; remodelou a iluminação em alguns logradouros públicos como a Praça Barão do Rio Branco, além de cuidar do asfaltamento de ruas e arrumação de estradas municipais. Casou-se com Nayr Lunardi Tarragó, com quem teve o filho Homero.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.572.

https://uruguaiana.rs.leg.br/comunicacoes/noticias/escola-do-legislativo-podera-levar-o-nome-de-dr-homero-tarrago

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política