TEIXEIRA, Luiz Mércio

Natural de Dom Pedrito, nascido na Fazenda da Boa Vista, em 26 de dezembro de 1889 Bagé (RS), 1 de julho de 1971. Fez a carreira escolar no Colégio Carvalho em sua cidade natal, Ginásio Pelotense, em Pelotas (RS) e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé (RS). Doutorou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, em 1935, defendendo a tese: “Contribuição ao estudo da Enurese”. Especializou-se em Pediatria. Atuou como interno da Policlínica de Crianças sob a direção do Professor Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro (RJ). Iniciou a Clínica em Bagé, onde sempre residiu. Desempenhou as funções de Prefeito desta cidade, de 27 de dezembro de 1935 a 27 de março de 1942. Exerceu o mandato de deputado federal constituinte pelo Rio Grande do Sul em 1946. Foi membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ainda na legenda do PSD, candidatou-se a deputado federal pelo Rio Grande do Sul em outubro de 1950, mas obteve apenas uma suplência, deixando a Câmara ao final da legislatura, em janeiro do ano seguinte. Disputou novamente uma cadeira de deputado federal em outubro de 1954, mas tampouco conseguiu se eleger. Foi ainda membro da Sociedade de Medicina de Bajé, do Sindicato dos Médicos Brasileiros e da Associação Rural e Comercial de Bagé. Casou-se com Maria Vieira Teixeira, tendo os filhos Gelci, Luiz Carlos, Luiz Vitoriano, Luiz Fausto e Maria Luiza. Na cidade onde atuou há uma escola com seu nome.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.573.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/teixeira-luis-mercio

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política