TSCHIEDEL, Arno

Natural de Porto Alegre (RS), 10 de julho de 1915 - Porto Alegre (RS), 16 de abril de 2012. Filho de Francisco Tschiedel Filho e Ema Rizzo Tschiedel. Realizou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Paula Soares e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, ambos em sua cidade natal. Fez os estudos secundários, correspondentes ao Ensino Médio, no Colégio Marista Rosário, também em Porto Alegre. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1940. Após alguns anos de Clínica Geral, especializou-se em Medicina Esportiva. Além dos trabalhos inerentes à sua profissão de médico, ele também foi Superintendente da Educação Física, na Secretaria Estadual da Educação; Professor da UFRGS; Diretor da Escola Superior de Educação Física; e Professor da PUCRS. Foi membro efetivo e Presidente da Associação dos Ex-Alunos Maristas de Porto Alegre e Médico do Marista Rosário. Foi médico oficial, durante muitas décadas, não somente do Colégio Rosário, mas de outras Escolas Maristas de Porto Alegre e interior. Ele fazia os exames regulamentares que os alunos deviam prestar para o exercício da Educação Física. Mas foi particularmente no atendimento aos Irmãos que ele se dedicou. Em função deste trabalho, recebeu, no dia 9 de outubro de 1984, o Conselho-Geral da Congregação referendou lhe o Diploma de Afiliado ao Instituto dos Irmãos Maristas. Exerceu a profissão em Porto Alegre (RS), e possuía o CRM 30. Casou-se com Leda Barreto e teve uma filha, Maria Angela Tschiedel Dillenburg.

http://champagnat.fms.it/401.php?a=6&id=1463

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p 575

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política