TURI, Nicola

Natural de Calabritto, província de Avellino (Itália), 1873 - 1949, em Santa Maria (RS). Fez os estudos primários e secundários no Liceu Victorio Emanuel, em Nápoles. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nápoles, em 1899. Especializando-se em medicina geral e cirurgia. Fez viagens de estudos a Roma, onde frequentou os hospitais e policlínicas. Foi interno do Hospital Italiano de Montevidéu, em 1900. Transferiu-se para o Brasil, onde fixou residência em Santa Maria (RS), atuando como diretor da Casa de Saúde da Cooperativa da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e médico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e um dos seus fundadores. Foi membro da Sociedade de Medicina de Santa Maria. Participou de várias conferências médicas realizadas pela Sociedade de Medicina de Santa Maria, entre elas: "Contribuição prática da diatermia como meio terapeutico”; “Profilaxia das moléstias infecto contagiosas” (no Colégio Santa Terezinha); “Uma complicação muito rara da febre tifóide”; “Um caso de tétano traumático em recém-nascido”. Publicou o trabalho intitulado “Um caso de poliorquídia bilateral”, na Gazeta dos Hospitais de Milano, em dezembro de 1928. Obteve o registro para exercer medicina pela D.H.S. em 1933. Casou-se com Madeleine Philibert Turi com quem teve as filhas Maria Magdalena Turi Cataldi e Maria Genoveva Turi Pinto Barros.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p 575

SCHWARTSMANN, Leonor Carolina Baptista. Entre a mobilidade e as inovações:a presença de médicos italianos no Rio Grande do Sul (1892-1938). Tese apresentada como requisito para obtenção do grau de Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013, p.60, p.69, p.122, p.214, p.238.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política