VILANOVA, Rodrigo de Azambuja

Natural de Taquari(RS), 1844 – Porto Alegre (RS), 24 de outubro de 1898. Formou-se, com distinção, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Logo voltou ao Rio Grande do Sul para atuar na Medicina, na educação popular e na política. Chegou a diretor-geral no sistema educacional da época e teve intensa influência. Instituiu revista mensal em que colaborou com muitos artigos, visando a regularizar e dignificar a instrução pública no Estado. Líder político do Partido Conservador foi por várias vezes eleito à Assembleia Legislativa Provincial. Ainda no império, foi guindado à presidência da Província por indicação do Conselheiro Gaspar Silveira Martins. Foi nesse posto que em 1888 regulamentou o ensino obrigatório. Já na República era um inconformado com os excessos da liberdade profissional assegurados pela Constituição Castilhista. Participou das discussões pela imprensa e nos círculos médicos e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, instalada em 14 de setembro de 1892, numa das salas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O jornal oposicionista A Reforma deu destaque ao fato. Eram companheiros de diretoria do Dr. Vilanova: Dioclésio Pereira da Silva, Olímpio Olinto de Oliveira, José Carlos Ferreira, Carlos Frederico Nabuco e Victor de Brito. Pequena notícia do ato saiu no situacionista A Federação, bem como no Mercantil, no Jornal do Comércio e em outros órgãos de imprensa. Rodrigo de Azambuja Vilanova foi reeleito várias vezes para a presidência da Sociedade e faleceu três meses após a fundação da Faculdade de Medicina, sonho de que não chegou a participar. Após a Proclamação da República foi nomeado presidente do Banco Emissor do Sul, de Porto Alegre. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, instalada em 14 de setembro de 1892, numa das salas da Santa Casa de Misericórdia.

https://wp.ufpel.edu.br/ceihe/rio-grande-do-sul/ http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:mZHahnRBc1wJ:www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra%3Bjsessionid%3D1FBA18E4442EFDE304036D480FCD6DC0.proposicoesWebExterno2%3Fcodteor%3D809181%26filename%3DTramitacao-DIS%2B25609/2010+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política